Prefeitura Municipal de Macaé

Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade

Unidades de Conservação Federais

Reserva Biológica União

Na Trilha Interpretativa do Pilão, localizada na Rebio União, pode-se observar parte da riqueza de seres vivos da Mata Atlântica, a importância da floresta na conservação da água e interpretar elementos naturais e processos ecológicos de vital importância para o meio ambiente.

As terras que deram origem à Reserva Biológica União são as mesmas que integravam o imóvel rural “Fazenda União”, cujo proprietário no século XIX, era o Sr Joaquim Luiz Pereira de Souza, pai de Washington Luís, que foi Presidente do Brasil no período de 1926 a 1930. Em 1939 a área foi adquirida pela Companhia Inglesa “The Leopoldina Railway Company Limited”, responsável pela operação do sistema ferroviário nessa região, com objetivo de fornecer lenha nativa para uso nas caldeiras a vapor das antigas locomotivas.

Em 1952 a Companhia Inglesa passou para o domínio brasileiro, sendo criada em 1957 a Rede Ferroviária Federal S/A no coração da Mata Atlântica. Um paraíso preservado (R.F.F.S/A), que ficou responsável pela administração da Fazenda União até sua privatização em 1996. A Fazenda União por preservar em bom estado de conservação o maior fragmento de Mata Atlântica de baixada dessa região e ainda abrigar o mico-leão-dourado, espécie de primata endêmico dessa região e ameaçado de extinção, foi decretada em 1998, como Reserva Biológica União.
Esta é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio e tem como objetivo “assegurar a proteção e recuperação de remanescente da floresta atlântica e formações associadas, e da fauna típica, que delas depende, em especial o mico-leão-dourado”. A área guarda elementos primários da flora e estudos a apontam como a maior riqueza e diversidade vegetal entre todos os remanescentes estudados na Mata Atlântica do Rio de Janeiro.

A Reserva União conserva uma rica fauna típica de Mata Atlântica, incluindo algumas espécies endêmicas e ameaçadas,como preguiça-de-coleira, lontra, jaguatirica, onça parda, dentre outras. Abriga uma das maiores populações silvestres de mico-leão-dourado, que representa 20% de toda a população que vive hoje na natureza. Destaca-se também uma grande variedade de espécies de peixes, anfíbios, répteis e insetos, que necessita ainda de estudos para ser melhor conhecida.


A Reserva Biológica União, devido às suas excelentes condições naturais e alta biodiversidade, oferece grandes oportunidades para o desenvolvimento de atividades de pesquisa, fundamental para o seu manejo e conservação.
Para proporcionar uma maior interação entre a Reserva União e as comunidades do entorno, foi desenvolvida dentro da Unidade de Conservação uma trilha interpretativa e construído um Centro de Vivência.

Estas estruturas funcionam de forma integrada na recepção de grupos organizados com objetivos educacionais. Na Trilha Interpretativa do Pilão pode-se observar parte da riqueza de seres vivos da Mata Atlântica, a importância da floresta na conservação da água e interpretar elementos naturais e processos ecológicos de vital importância para o meio ambiente.

  • 3.126 ha
  • Federal
Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba

  • 14.860 ha
  • Federal
Busca

Destaque