Ambiente apreende pesca irregular na Lagoa de Imboassica

17/08/2017 16:39:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Ana Chaffin

Cerca de dois mil metros de rede de pesca foram apreendidos

Para evitar a pesca irregular na Lagoa de Imboassica foi realizada operação de fiscalização nesse ecossistema, na tarde desta quinta-feira (17). Na ocasião, denúncias indicaram que cinco pescadores do Farol de São Tomé e de Macaé, faziam pesca irregular na lagoa. A ação contou com o trabalho da Coordenadoria de Fauna da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade (Sema), do Instituto Estadual de Ambiente (Inea) e da Guarda Ambiental.

Segundo o coordenador de Fauna, Fernando Barreto, havia cerca de dois mil metros de rede de pesca que foram apreendidos. Cada pescador pode usar até 400 metros de rede. Os pescadores de Macaé pescavam fora do horário permitido, que é entre 18h e 5h - eles atuavam às 13h. Já os pescadores do Farol de São Tomé utilizavam malha de 30 a 35 milímetros, quando o autorizado por Lei é 40 milímetros de malha.

A Sema e o Inea mantêm um cronograma de fiscalização na Lagoa de Imboassica e na orla da cidade, entre as praias da Barra, Imbetiba e Campista, para coibir ações de crime ambiental. No mês passado, foram apreendidos seis mil metros de rede na orla entre o Forte Marechal Hermes e a sede da Petrobras.

As pessoas podem fazer denúncias sobre pesca irregular na Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade pelos telefones: 22-2772-3571 e 2772-3597).


Fotos Relacionadas