Prefeitura Municipal de Macaé

Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade

Ambiente monta passarela de árvores na Praça Veríssimo de Melo

2018-09-28 16:54:00 - Jornalista: Julie Silveira
Compartilhe:  
Foto da passarela na praça.
Foto: Rui Porto Filho
A proposta foi celebrar o Dia da Árvore

Quaresmeira, Ipê amarelo, Pau-Brasil, entre outras quatorze mudas formaram uma passarela de árvores na Praça Veríssimo de Melo, nesta sexta-feira (28). A iniciativa da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, por meio da Coordenadoria de Arborização e Paisagismo, teve como proposta celebrar o Dia da Árvore (21 de setembro). A ideia foi mostrar à população o trabalho de arborização urbana por meio do plantio e manutenção de árvores.

De acordo com a coordenadora de Arborização e Paisagismo, Alessandra Veloso, uma cidade arborizada proporciona benefícios ambientais e sociais à sua população, que passa a contar com qualidade de vida, além de diminuir a poluição sonora, visual e do ar.

"A Secretaria de Ambiente realiza o plantio, mas, pedimos à população que também faça a sua parte, não depredando, por exemplo. As pessoas também podem solicitar o plantio de novas árvores ao poder público", destacou Alessandra.

Apaixonada por árvores, em especial a quaresmeira, Rosalma Moreira (76) passou pela passarela e se encantou com a quantidade de mudas ao seu redor.

"Eu gosto de árvores, gosto do verde, da natureza. É muito importante esse trabalho da prefeitura, pois precisamos deixar nossa cidade cada vez mais verde", pontuou Rosalma.

A Coordenadoria de Arborização e Paisagismo também é responsável pela poda e corte de árvores nas ruas da cidade. Estas podem ser feitas nas esferas particular e pública. Na área particular, o requerente deve dar entrada no processo junto ao protocolo da Secretaria de Ambiente. No âmbito público, o contribuinte também faz o mesmo procedimento. Um engenheiro vai até o local analisar a situação da árvore.

A Coordenadoria de Arborização e Paisagismo também emite o Habite-se Ambiental, no qual projetos de edificações têm a obrigatoriedade de efetuar plantios de mudas em proporções estabelecidas por lei. Ainda proporciona análises de Projeto de Arborização, pois de acordo com a lei 3010/2007, projetos de edificações, loteamentos, condomínios, vilas e parcelamento do solo devem ser submetidos à Coordenadoria de Arborização e Paisagismo, quando são avaliados os plantios e as espécies a serem empregadas.

Solicitação de plantio em área pública também é feito com este setor. Contribuintes fazem o requerimento junto ao protocolo da secretaria, localizado a Avenida Rui Barbosa, 1725 - Altos dos Cajueiros loja 26. Ou por meio da Ouvidoria Geral do Município, que funciona no Centro Administrativo Luiz Osório, avenida Presidente Sodré, 466, primeiro andar. Nos dois casos, o atendimento acontece de 8h às 17h. Os técnicos avaliam, analisam e discernem tudo de modo que não se comprometa o patrimônio público e privado através das raízes e copa da árvore.

Para mais informações, os telefones da Coordenadoria de Arborização e Paisagismo são 2772-3571 ou 2772-1810.

+ Mais Notícias
Busca

Destaque