Animais silvestres são resgatados pela prefeitura

25/09/2017 16:59:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

Macaco bugio foi resgatado perto do Morro Grande

Um macaco bugio foi resgatado por equipes da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade e da Guarda Ambiental, na manhã desta segunda-feira (25), perto do Morro Grande, próximo à saída para a BR-101. A espécie, também conhecida como guariba ou barbado, tinha a mão e o pé machucados. Segundo o coordenador de Fauna, Fernando Barreto, o animal está sendo avaliado por veterinários. A Fiocruz (RJ) já solicitou amostra de sangue do animal para verificar possível vírus da febre amarela ou da malária.

- Nosso objetivo é salvar a vida do bugio e soltá-lo, depois de curado, na mesma área onde foi capturado. Lá, existe uma família de bugios - conta Fernando.

Além do macaco, também foram resgatados, em Macaé, outros animais silvestres: uma jiboia de 1,5 metros, uma cobra d'água com cerca de um metro e uma pomba Asa Branca. "As cobras já estão sendo observadas há alguns dias, em nossa base no bairro São José do Barreto. A ave também será observada", diz Fernando.

A pomba Asa Branca é o representante de maior tamanho, com cerca de 35cm. Por isso é conhecida também como "Pombão". Corpo de tom uniforme roxo metálico, asas escuras com manchas brancas. No pescoço as penas formam ornamentos escamosos branco metálico. Conhecida na região Nordeste como "asa branca".

Os bugios, também chamados de guaribas ou barbados, são encontrados, principalmente, no Brasil, Argentina e México, em florestas tropicais úmidas, e até mesmo em savanas.


Fotos Relacionadas