arborizacao atua com o plantio de especies nativas

17/01/2019 16:39:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Arquivo Secom

Em 2018, Ambiente plantou 1.361 árvores

Em 2018, a Coordenadoria de Arborização e Paisagismo da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade (Sema) realizou em Macaé 1.361 plantios de árvores. Entre as espécies estão Pau Formiga, Oiti, Ipê Amarelo, Aroeira, Sibipiruna, Ipê Roxo e outras.

Para o secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Gerson Martins, é importante que se faça um planejamento da arborização urbana de maneira apropriada. "Ela proporciona adequação ambiental no centro urbano, gerando maior conforto para os cidadãos e proporcionando qualidade de vida", avalia.

Segundo a coordenadora do setor, Alessandra Veloso, houve ainda no ano passado 450 solicitações de poda, 270 de corte de árvores e 190 habite-se ambiental. "Os plantios foram feitos em bairros como Novo Cavaleiros, Centro, Vila Badejo, ao longo da Linha Vermelha, Glória, Cancela Preta e outros", conta.

A Coordenadoria de Arborização e Paisagismo possui atualmente três engenheiros florestais, dois engenheiros agrônomos e um assistente administrativo. Eles planejam a arborização urbana do município.

A importância da arborização

As árvores amenizam a temperatura através das sombras de suas copas e tornam o ar mais úmido, por meio da transpiração de suas folhas. Também purificam o ar. "Quanto mais árvores, maior é a estabilização do clima no local devido à redução das amplitudes térmicas, havendo boa qualidade do ar, além de mais saúde física e mental dos munícipes. Por isso, solicitamos o auxílio de todos na manutenção destes plantios. Nossas árvores são essenciais para todos", conclui o secretário.


Fotos Relacionadas