Cerca de 110 animais silvestres são resgatados

20/03/2018 12:12:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

Dados se referem ao primeiro trimestre de 2018

No primeiro trimestre de 2018 foram resgatados e devolvidos à natureza por quatro agentes da Coordenadoria de Fauna da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, cerca de 110 animais silvestres. O trabalho ocorreu de janeiro a 19 de março em parceria com a Guarda Ambiental.

Segundo o coordenador de Fauna, Fernando Barreto, 30 aves, entre papagaios, mergulhões, gaviões, corujas, garças e outras espécies, foram encontradas na área urbana e na região serrana neste período. Cerca de 90% delas tiveram reabilitação no viveiro do Parque Atalaia e 10%, no aviário do Parque do Barreto.

Também foram realizados resgates de 12 cobras - jiboia, coral, d'água e outras -, 48 gambás e três tartarugas de água doce. Ninhada de tartaruga marinha, com oito filhotes salvos e entregues ao mar, foi encontrada na praia do Barreto, em fevereiro. Além do mais, sete tartarugas marinhas e um macaco buggio mortos foram localizados.

"Mais dois jacarés da espécie papo-amarelo foram salvos: um no bairro Virgem Santa e outro no Bairro da Glória. Catorze enxames também tiveram de ser retirados em locais como escolas do Lagomar e da Virgem Santa, terrenos baldios nos bairros Centro e Barra de Macaé", enumerou.

Quem encontrar ou vir um animal silvestre na área urbana ou periférica, além dos distritos da região serrana, deve telefonar para a Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade e falar com a Coordenadoria de Fauna, nos telefones (22) 2772-3571 ou (22) 2772-3597.


Fotos Relacionadas