Conscientização ambiental marca reabertura do Parque Atalaia

05/05/2017 17:12:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Rui Porto Filho

A entrada será permitida apenas às pessoas vacinadas contra a febre amarela há pelo menos 15 dias

O Parque Municipal Atalaia, administrado pela Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, foi reaberto para visitação nesta sexta-feira (5) com a inauguração do viveiro de mudas raras da Mata Atlântica, do Projeto "Resgatando o Passado, Semeando o Futuro", da Guarda Ambiental. Até domingo (7), o Parque conta com uma programação especial. As atividades são abertas ao público e a entrada será permitida apenas às pessoas vacinadas contra a febre amarela há pelo menos 15 dias.

Segundo a responsável pela Educação Ambiental, Raquel Giri, o projeto "Resgatando o Passado, Semeando o Futuro" tem como objetivo proporcionar aos alunos, principalmente das unidades de ensino localizadas na Região Serrana, uma visão ambiental direcionada ao resgate da história do Parque e, com isso, proporcionar o enriquecimento da mata e das espécies que lá viviam por meio do plantio, colheita, beneficiamento e acompanhamento. O viveiro tem capacidade para três mil mudas.

- O projeto é aberto a todos, porém, destacamos as escolas das redondezas do parque pois os pais e avós dos alunos fizeram parte da extração de madeira no local, por isso, faremos o caminho inverso. A proposta é conscientizar as crianças para que eles saibam que estão ajudando a devolver à natureza tudo que já foi tirado enriquecendo, assim, a biodiversidade do local - destacou Raquel, que agradeceu o secretário de Ordem Pública, Sebastião Carneiro, pela parceria entre Parque Atalaia e Guarda Ambiental.

A programação continua no sábado (6), às 9h, com o mutirão de pintura e, às 14h, oficina de "nós" de acampamento. Às 15h, oficina de construção de cestos artesanais. Para encerrar, no domingo (7), às 9h, acontece um aulão de yoga, do projeto Domingo no Parque.

O Parque do Atalaia fica na RJ 162, Estrada Macaé - Bicuda. Para visitar o parque, será cobrado o comprovante de vacinação contra a febre amarela. Quem ainda precisa ser imunizado contra a febre amarela deve procurar a unidade da Estratégia Saúde da Família (ESF) mais próxima de sua residência para cadastro. Para realização do cadastro, é necessária a apresentação do comprovante de residência. No caso de não haver ESF perto de casa, procurar a Casa da Vacina, Rua Antero Perlingeiro, 76, Centro.


Fotos Relacionadas