Curso de fotografia no Parque do Barreto: retratos da biodiversidade

19/12/2017 10:34:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Karine Costa

Fauna e flora do ecossistema local são registrados em imagens

O curso de fotografia amadora da biodiversidade do Parque do Barreto reuniu 16 amantes da arte de fotografar, neste sábado (16) e domingo (17). Todos os fotógrafos se inscreveram pelo Facebook da prefeitura. Segundo o professor e biólogo, coordenador do parque, Henrique Abrahão Charles, o interesse dos alunos foi cumprir os objetivos de retratar a natureza, a beleza da área de restinga, além de registrar a biodiversidade.

- O mais importante desse evento é o fato de termos agrupado fotógrafos, que vão divulgar as belezas naturais do Parque do Barreto nas redes sociais, disseminando para outras pessoas o conhecimento e a visualização dessa área preservada. Inclusive, eles doaram fotos para configurar livro a ser publicado ano que vem no aniversário do parque, no dia 30 de novembro de 2018, - informa Henrique.

Os fotógrafos amadores retrataram o parque, em um levantamento fotográfico da sua biodiversidade e beleza cênica. O tema principal foi efetuar cliques de imagens do final da Primavera. Os iniciantes foram capacitados sobre o uso de equipamento fotográfico digital amador e sobre tratamento leve de imagens.

Para o fotógrafo Fábio Santos, que fez o curso de fotografia amadora da biodiversidade do Parque do Barreto, o que ele mais gostou foi de clicar a arara e o falcão quiriquiri. Ele não é profissional, mas teve a experiência necessária para ajudar outros aprendizes durante as aulas. "Conheci a fotografia macro-noturna. Passei a perceber que à noite há muita coisa digna de ser clicada, por exemplo: bichos e plantas", conta.

Já o profissional de fotografia do ramo de moda, Ryan Reid, disse que estava procurando um meio de também se especializar em fotos da natureza e viu, nesse curso, a oportunidade ideal para realizar a meta. "Ter o biólogo Henrique como instrutor colaborou para a evolução do curso. O que mais me interessou foi fotografar o falcão solto que voa nessa região", conclui.

O próximo curso de fotografia amadora da biodiversidade do Parque do Barreto será realizado no final do verão de 2018, no mês de março. Também vai durar dois dias, será a terceira edição do evento e vai ter o mesmo conteúdo, a ser ministrado pelo biólogo Henrique.


Fotos Relacionadas