destino turistico da regiao serra macaense recebe melhorias

14/06/2018 13:34:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Arquivo Secom

A região serrana é opção turística de janeiro a dezembro, com programação de lazer, gastronômica e ecológica

O verde da mata atlântica e as águas cristalinas das cachoeiras, por si só, já são atrativos mais que suficientes para justificar o charme da região serrana macaense. E, para acompanhar o crescente interesse turístico, a Prefeitura de Macaé vem investindo em melhorias estruturais, a fim de atender, tanto moradores, quanto visitantes.

Formada por cinco distritos (Cachoeiros de Macaé, Córrego do Ouro, Glicério, Frade e Sana), a região serrana de Macaé é palco de ações importantes como a construção de quatro novas pontes no Sana, com estruturas metálicas, em cinco meses. Uma das principais é a ponte de acesso às cachoeiras do Sana, que também recebeu passarela para pedestres.

De acordo com a Secretaria Adjunta de Interior, esse investimento foi uma obra inédita em apenas um distrito macaense, e demonstra a importância de se oferecer infraestrutura, significando um grande ganho para a comunidade e economia locais, e para os visitantes.

Manutenção facilita cotidiano de moradores

Outras obras de manutenção são realizadas em parceria entre as secretarias adjuntas de Interior, Turismo, Serviços Públicos e Coordenadoria de Iluminação Pública. Em Glicério e em Serra da Cruz, por exemplo, já foram solicitados reparos nas redes de energia elétrica e levantamento de lâmpadas apagadas para trocas.

E as estradas também ganharam atenção especial nesses últimos meses. A de Duas Barras, por exemplo, passou por manutenção após erosão causada pelas fortes chuvas que caíram na região no início do ano. A Estrada da Turma, entre Trapiche e Glicério, também está sendo refeita. A ponte do Trapiche, que passou por um trabalho emergencial, por causa das chuvas, também foi concluída e, atualmente, tem continuidade no trabalho em sua cabeceira. Os trabalhos visam garantir mais segurança a motoristas e pedestres, além de facilitar o escoamento de agricultores.

E quem trafega pelas localidades já pode notar a diferença. Têm sido feitos reparos constantes nas estradas vicinais da região. Em parceria com a secretaria de Infraestrutura, a Adjunta de Interior auxilia na limpeza das RJ 168 e 162, além de realizar pintura de pontes e roçada nas laterais dessas estradas. Outro espaço que está em fase de reparos é a histórica estação de trem de Glicério.

As melhorias incluem, ainda, obras de recomposição e recapeamento de 22 quilômetros da Estrada RJ-162, cujo processo licitatório está em andamento.

Atrações turísticas fomentam o setor

A região serrana de Macaé conta com 29 pousadas e recebe, em média, 40 mil visitantes por ano, segundo a Secretaria Adjunta de Turismo. Destino mais conhecido da região, o Sana faz parte de uma Unidade de Conservação da Natureza de uso sustentável, do tipo Área de Preservação Ambiental (APA) e é cercado por vários rios.

Boa para a prática de turismo ecológico (há opções de trilhas, como a que leva ao Pico do Pombo e a prática de canoagem nas corredeiras), a região mantém um dos destinos mais procurados: as cachoeiras. São elas: a do Escorrega, Sete Quedas, Pai e Mãe, todas localizadas no Sana. Mas ainda há a Cachoeira das Andorinhas, um paraíso escondido. Para a visitação é recomendado o acompanhamento de guias locais, o que incentiva o desenvolvimento e gera emprego e renda para a localidade.

O Parque Atalaia também é outro exemplo de como a natureza pode se tornar um atrativo para o município. Localizado às margens da RJ-162, estrada que liga Córrego do Ouro à Bicuda, o espaço é uma das unidades ambientais mais importantes da cidade. Educação ambiental, área de piquenique, ducha natural, trilhas, playground, observação de animais silvestres livres são algumas opções para quem quer conhecer o espaço, que conta com especialistas para orientarem os visitantes.

Serviço móvel de saúde possui quatro bases

O Serviço de Regulação de Ambulâncias 192, da Secretaria de Saúde de Macaé, possui quatro pontos de assistência na Serra: Bicuda, Sana, Glicério e Trapiche. Até o final deste mês, o distrito do Frade também contará com o serviço móvel de emergência 192.

CULTURA – Inaugurado em abril, o Polo de Cultura da Serra, no distrito de Glicério, já foi abraçado pela comunidade da região e conta com a presença de pessoas de todos os distritos e envolvimento das famílias. O local também serve de espaço para integração comunitária e suas manifestações artísticas e sociais. Já são 250 alunos inscritos nos cursos de dança, música e fotografia. A expectativa é a expansão dessas atividades.

Há 10 anos, o espaço Cria Sana (uma área de dois mil metros quadrados no centro do distrito) oferece boxes para servirem de ponto comercial a trabalhadores manuais, produtores agrícolas e de quitutes, além de palco para apresentações musicais e eventos teatrais, salas de administração, anfiteatro e banheiros. A população utiliza o espaço permanente para a divulgação e comercialização de artesanato, cultura, agricultura familiar e economia solidária.

Para sugerir manutenção nos distritos, o telefone de contato da Secretaria Adjunta de Interior é (22) 2791-2725


Fotos Relacionadas