Macaé realiza ação de Limpeza em praias e cachoeiras

18/09/2021 14:08:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Maurício Porão

A proposta foi impulsionar iniciativas da população para limpar o Planeta

"Um papel de bala que uma pessoa joga na rua pode parar dentro do mar e matar uma tartaruga", pontuou Evelyn Raposo, analista ambiental do Setor de Recursos Hídricos da Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade de Macaé, que participou, neste sábado (18), de uma ação de limpeza na Praça dos Navegantes, na Barra. A iniciativa marcou o Dia Mundial de Limpeza de Praias, Rios, Cachoeiras, Florestas, Lagoas e similares e a proposta foi impulsionar iniciativas da população para limpar o Planeta e a ideia é que cada pessoa “Deixe Apenas as Suas Pegadas”.

De acordo com Evelyn Raposo, a ideia da ação é sensibilizar as pessoas para que todos possam entender a importância do descarte adequado de resíduos, principalmente os microlixos, como por exemplo, bitucas de cigarro, chicletes, tampinhas de garrafas, palitos de dente e de picolé, além de pequenas embalagens de produtos, como pedaços de copos descartáveis, por exemplo.

"Muitas tartarugas e aves acabam morrendo, pois confundem frequentemente o microlixo com alimento. Após o descarte, o material pode seguir diversos caminhos, mas, se não recebeu o destino correto, é provável que provoque danos como a morte de animais", destacou Evelyn Raposo.

Também neste sábado é celebrado o Dia Municipal de Limpeza de Praias e Similares, que acontece todo ano no terceiro sábado do mês de setembro. Para conscientizar ainda mais a população, as Prefeituras de Macaé e Rio das Ostras se uniram e realizaram a ação em pontos estratégicos dos municípios. Em Macaé, além da Praça dos Navegantes, o encontro aconteceu, também, na Cachoeira da Laje, em Bicuda Pequena, região serrana do município; e, em Rio das Ostras, na Praça da Baleia.

Macaé realizou o evento por meio da Secretaria de Ambiente em parceria com o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nupem/UFRJ) e os seus projetos Costões Rochosos, Iurukuá e Corais do Saber. Na região Serrana, também participaram da ação as secretarias adjuntas de Interior e Turismo.

Rio das Ostras participou através do Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro e também da Secretaria de Ambiente do município.


Fotos Relacionadas