Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade

Nossas Árvores: Francisco Portela recebe 46 mudas

2018-10-05 09:53:00 - Jornalista: Julie Silveira
Foto: Rui Porto Filho

Quarenta e seis mudas de Oiti e Ipê Amarelo, espécies tradicionais do centro de Macaé, foram replantadas na Rua Doutor Francisco Portela, nesta quinta-feira (4). A ação faz parte do projeto Nossas Árvores, da Secretaria de Ambiente, por meio da Coordenadoria de Arborização e Paisagismo. Ao todo, já foram plantadas 1,3 mil mudas no município. O objetivo é trazer o verde natural para a área urbana integrando urbanização e meio ambiente, além de propiciar uma melhor qualidade de vida para os moradores.

De acordo com o Secretário de Ambiente, Gerson Martins, preservar as árvores jovens e zelar por sua sobrevivência é um dever de todo cidadão. "Precisamos contar com a colaboração da população no cuidados das mudas plantadas em frente a sua casa, seu trabalho e escola, por exemplo. Mas, principalmente, precisamos não quebrar as mudas que estamos plantando. Podemos dizer que a depredação é a grande vilã da arborização urbana", pontuou o secretário.

Locais como a Avenida Industrial, Cancela Preta, Linha Vermelha, Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) e Avenida Aloísio da Silva Gomes já receberam o plantio. O projeto prevê, ainda este ano, o plantio na Amaral Peixoto (trecho Praia Campista), Rua Prefeito Antônio Curvelo Benjamim e, por último, Amaral Paixoto (Próximo ao Parque de Exposição). A meta é que até o final do ano cerca de 1,5 mil mudas sejam plantadas.

Os técnicos avaliam, analisam e discernem tudo de modo que não se comprometa o patrimônio público e privado através das raízes e copa da árvore.

Solicitação de plantio em área pública podem solicitar por meio de um o requerimento junto ao protocolo da secretaria, localizado a Avenida Rui Barbosa, 1725, Altos dos Cajueiros, loja 26. Ou ainda por meio da Ouvidoria Geral do Município, que funciona no Centro Administrativo Luiz Osório, Avenida Presidente Sodré, 466, primeiro andar. O requerimento também pode ser feito por meio 162 ou pelo e-mail ouvidoria@macae.rj.gov.br.

Para mais informações, os telefones da Coordenadoria de Arborização e Paisagismo são 2772-3571 e 2772-1810.

+ Mais Notícias