Prefeitura Municipal de Macaé

Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade

Novo Botafogo recebe plantio de espécies nativas

2018-09-25 12:16:00 - Jornalista: Tatiana Gama
Compartilhe:  
Foto: Rui Porto Filho
Ação comemora Dia da Árvore

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro, a Coordenadoria de Arborização e Paisagismo da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade prosseguiu, nesta terça-feira (25), com o plantio de 67 espécies nativas da Mata Atlântica, no bairro Novo Botafogo. A ação, que faz parte do programa "Nossas Árvores", foi acompanhada de perto por alunos da Escola Municipal Marli Vasconcelos Lemos.

A coordenadora de Arborização e Paisagismo, Alessandra Veloso, destacou que o plantio busca melhorar a qualidade do ambiente, além de amenizar a sensação térmica do local. "As árvores também protegem o solo, pois melhoram a infiltração em dias de chuva", acrescentou.

O bairro Novo Botafogo foi contemplado com mudas de pau-brasil, pau-ferro, ipê e embiruçu. O plantio foi realizado em cinco ruas, e, ainda, na praça da localidade. As espécies foram escolhidas considerando a configuração da rua, arquitetura das copas das árvores e sombra para cada local.

A diretora da Escola Municipal Marli Vasconcelos, Claudia Tomaz, afirmou que a instituição de ensino já tem a prática de educação ambiental. "Eles adoram essa atividade do plantio e cuidado com a árvore", disse.

A execução é feita por empresas como medida compensatória de acordo com Lei Municipal 3.010/2007, como contrapartida do habite-se ambiental por construções de residências e/ou estabelecimentos comerciais.

Além do Novo Botafogo, o trabalho também foi realizado em outros pontos da cidade. Somente este ano, outras 1.254 mudas foram plantadas em locais como a Avenida Industrial, Linha Vermelha, Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), avenidas Aloísio da Silva Gomes e Evaldo Costa. Esta semana, o programa chegará à Rua Francisco Portela, no Centro.

+ Mais Notícias
Busca

Destaque