Organização social marca aniversário do Parque da Restinga do Barreto

01/12/2021 12:12:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

Foto: João Barreto

A criação de uma organização social voltada a propor programas de conservação, parcerias acadêmicas e atividades de integração à população macaense, marcou a celebração do 5º aniversário de criação do Parque Municipal da Restinga do Barreto, comemorado nesta terça-feira (30).

Juntos, representantes da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, Guarda Ambiental, do corpo docente do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (Nupem) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e alunos de programas educativos de extensão, que utilizam o Parque como campo de pesquisa, abriram a discussão sobre a importância da criação da “Associação dos Amigos da Restinga do Barreto”, uma iniciativa apoiada pelo prefeito Welberth Rezende, que participou da comemoração.

“É preciso destacar aqui o carinho que nós temos pelo Parque, um espaço que visito há bastante tempo. Macaé passa hoje por um caminho de recuperação, com superação do cenário da pandemia e geração de empregos. O desenvolvimento da cidade é uma realidade e precisamos garantir que esse crescimento seja sustentável. A conservação do ecossistema é inegociável para nós. Esse Parque representa o nosso compromisso de defender a conservação do nosso ecossistema”, afirmou o prefeito.

Na comemoração do aniversário do Parque, professores do curso de ciências biológicas do Nupem e o secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Juninho Luna, firmaram também o compromisso de instituir, na base da unidade, um núcleo de apoio aos alunos da instituição que participam de estudos e pesquisas realizados por projeto de extensão.

“O nosso objetivo é tornar o Parque um polo de pesquisas e um espaço dedicado a receber a população e conscientizar as pessoas sobre a importância da conservação do nosso ecossistema. Somos favoráveis a todas as parcerias voltadas a esse propósito que torna Macaé uma referência em ações sustentáveis”, destacou Juninho.

O aniversário do Parque da Restinga do Barreto foi marcado também por um encontro entre estudantes e moradores do entorno junto ao biólogo Henrique Abrahão Charles, da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade.

“Possuímos o único parque urbano exclusivamente com vegetação de restinga, um patrimônio imensurável que abriga grupos de abelhas e borboletas com a mesma quantidade encontrada no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. Identificamos também liquens e fungos, bioindicadores que só existem em locais livres de poluição. A responsabilidade do poder público e a contribuição da sociedade são fundamentais para garantirmos a conservação de toda essa riqueza”, afirmou o biólogo.

Também participaram da celebração do aniversário do Parque, o vice-prefeito Célio Chapeta, o secretário de Pesca e Aquicultura, Jair Gomes de Barcelos, e a comandante da Guarda Ambiental, Raquel Giri.


Fotos Relacionadas