Parceria proporciona melhorias no Parque Atalaia

05/03/2021 11:00:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Alexandre Bezerra

Estão sendo realizados cortes de galhos de árvores cujas folhas estejam em contato com a fiação

Com o objetivo de diminuir os riscos e ampliar a segurança tanto da população quanto da vegetação, e dos animais silvestres, a Prefeitura de Macaé e a Enel Distribuição Rio estão proporcionando melhorias ao Parque Atalaia. Trecho de um pouco mais de um quilômetro de extensão está tendo suas árvores podadas, oferecendo mais segurança para a rede elétrica, por meio de ações preventivas.

Estão sendo realizados cortes de galhos de árvores de pequeno e grande portes, cujas folhas estejam em contato com a fiação. As equipes da companhia estão à frente das podas no local, em caminhão preparado com equipamentos especializados, tomando todos os cuidados necessários para proteção da vegetação. A ação é orientada por um especialista ambiental que acompanha a atividade e monitora as espécies. Ao mesmo tempo, para auxiliar no trabalho, times da prefeitura foram escalados para recolher os resíduos no parque, em uma atuação em conjunto. A expectativa é que o trabalho seja finalizado até o dia 12 de março.

Segundo o gestor do Parque Atalaia, o biólogo Alexandre Bezerra, o apoio e parceria com a empresa é importante para o meio ambiente. “Assim, evitamos risco de incêndios florestais que podem ser provocados por curtos circuitos na rede elétrica no acesso à Unidade de Conservação”, acrescenta.

Alexandre afirma, ainda, que a poda diminui as chances dos animais silvestres serem eletrocutados ao utilizarem galhos em contato com a rede elétrica. "Esse trabalho ainda vai melhorar a iluminação noturna da estrada de acesso ao Parque Atalaia”.

A responsável pelo polo Macaé da Enel Distribuição Rio, Willane Paula, diz que as podas são fundamentais para preservar a rede elétrica, bem como a fauna e flora. "Além disso, em ações como essas, podemos, antecipadamente, atuar para manter a qualidade do fornecimento. Em regiões com maior quantidade de árvores é comum que elas cresçam e encostem nos fios. O que estamos fazendo é evitar que este momento chegue e cause, eventualmente, algum tipo de transtorno''.

Assista ao vídeo.


Fotos Relacionadas