Prefeitura Municipal de Macaé

Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade

Parque Atalaia: educadores visitam a unidade de conservação

2017-08-03 17:17:00 - Jornalista: Equipe Secom
Compartilhe:  
Foto de pessoas no Parque Atalaia
Foto: Divulgação
Secretário de Ambiente recepcionou comitiva de 60 educadores à unidade de conservação

O Parque Municipal Atalaia recebeu a visita de 60 educadores da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Hilda Ramos Machado, que fica no centro da cidade. A unidade de conservação vem se firmando como um polo ambiental de suma importância para Macaé, com inúmeras instituições de ensino (faculdades e escolas) conhecendo essa reserva da Mata Atlântica, onde realizam pesquisas e encontros pedagógicos.

O secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Gerson Martins, recepcionou a comitiva nesta quarta-feira (2). “A fauna e a flora são ricas e exuberantes, num parque que, além do lazer, promove a cultura e a sustentabilidade”, disse o secretário, acrescentando que o Parque Atalaia continua aberto para visitação também aos finais de semana.

De acordo com a diretora-adjunta da Escola Hilda Ramos, Sandra Maldonado, os professores e profissionais da instituição de ensino ficaram maravilhados com o que viram, especialmente nas caminhadas pelas trilhas. “Nosso objetivo com essa visita foi enriquecer o projeto cultural de ambiente desenvolvido na escola e reconhecer o potencial ecológico do nosso município”, justifica.

A escola realizou o encontro no Parque Atalaia também para conhecer a unidade de conservação e planejar atividades de visitação com os alunos. A professora Vânia Antão ressaltou que levará para a sala de aula, a vivência experimentada na visita, uma vez que possibilitará a seus alunos de pré-2 (com cinco anos de idade) a oportunidade de conhecer o parque.

Para o coordenador do Parque Atalaia, o biólogo Alexandre Bezerra, a importância dessa visita foi enorme. “Estes visitantes são educadores e servidores municipais, precisam conhecer a importância in loco da Mata Atlântica e a estrutura que o Parque Atalaia disponibiliza para a população macaense”, completa.

Para agendar visitas

Qualquer pessoa pode visitar o Parque Atalaia, que funciona de quarta-feira a domingo, entre 9h e 16h. Grupos maiores e instituições devem mandar mensagem eletrônica para o e-mail agendamento.atalaia@gmail.com.

O parque está localizado a 27 quilômetros do Centro de Macaé, possui 235 hectares - 75% de mata fechada - e é uma das poucas reservas de Mata Atlântica ainda intactas no Estado do Rio de Janeiro. Nele, há trilhas nas quais turistas, jovens, crianças e adultos podem curtir a beleza e o encantamento da natureza. Fontes de águas límpidas, árvores gigantes, riachos, profusão de plantas com as mais variadas formas, cores e perfumes, além de diversos animais, devidamente devolvidos ao ambiente, são encontrados nessa unidade de conservação.

+ Mais Notícias
Busca

Destaque