Parque Atalaia recebe II Caminhada Ecológica e mutirão de limpeza

23/02/2018 10:47:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Rui Porto Filho

Limpeza de cachoeira, plantio de mudas nativas e instalação de placas agitam parque

Neste domingo (25), a partir das 8h30, o Parque Municipal do Atalaia receberá várias atividades. Começa com plantio de mudas, segue com caminhada e mutirão de limpeza da Cachoeira do Salto. O evento é organizado pelo grupo Desbravadores da Igreja Adventista e tem apoio da Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Ambiente/Parque Atalaia. O objetivo é garantir a preservação do ecossistema da Mata Atlântica e dos mananciais hídricos.

A programação começará às 8h30 com plantio de cerca de 30 mudas de 20 espécies diferentes raras da Mata Atlântica pelo Projeto 'Resgatando o Passado, Plantando o Futuro', da equipe de Educação Ambiental da Guarda Ambiental. As mudas foram produzidas no próprio Parque Atalaia. Entre outras, serão plantadas mudas de palmito, pacová e ipê roxo.

Em seguida, às 9h, haverá caminhada ecológica, e às 11h, mutirão de limpeza da Cachoeira do Salto. Fechando o dia, será feita a colocação de placas de conscientização ambiental.

Segundo o coordenador do Parque Atalaia, o biólogo Alexandre Bezerra, os cuidados com os recursos hídricos têm como importância a geração de água potável para o distrito de Córrego do Ouro. "A equipe do parque participa da organização de mais esse evento ecológico", assegura ele.