Parque da Restinga do Barreto comemora dois anos

30/11/2018 14:22:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Rui Porto Filho

O Parque é o segundo maior das Américas, em área exclusiva de restinga, e é aberto à visitação

Emoção, alegria e gratidão. Foram esses sentimentos que marcaram a celebração de aniversário de dois anos do Parque Municipal da Restinga do Barreto, que aconteceu nesta sexta-feira (30). O espaço é o segundo maior das Américas, em área exclusiva de restinga. "Pra mim, esse lugar é um pedacinho do céu, é quando eu me sinto mais perto de Deus. É de graça, na área urbana da cidade. É gratificante perceber as melhorias do local nesses dois anos de funcionamento", destacou a visitante, Patrícia Soares, moradora do bairro Engenho da Praia.

A celebração contou com a presença de 130 alunos da Escola Municipal Generino Teotônio de Luna, além da banda da unidade que tocou clássicos da Música Popular Brasileira e alegrou os visitantes.

"Fomos a primeira escola a visitar o Parque. Estão aqui, nessa festa de dois anos, alunos que fizeram a primeira visita guiada. Perceber o desenvolvimento da restinga, como o reflorestamento das bromélias e mudas nativas, criação da Casa na Árvore, demarcação das trilhas, entre tantas outras melhorias, faz com que os estudantes se sensibilizem e valorizem o ambiente que nos cerca", pontuou a professora de Ciências, Rita de Cássia Lamonica.

Durante o dia, uma série de atividades foi programada para receber a população. Trilhas guiadas e observação de plantas e animais, visita à Casa da Árvore, plantio de mudas, futebol, vôlei de areia e slackline são alguma delas. Brincadeiras, como pular corda e peteca, piquenique, distribuição de pipoca entre outras iniciativas também alegraram os visitantes.

Para compor o cenário, quem foi ao Parque também pode apreciar uma exposição fotográfica digital que aborda a fauna e a flora do local. Os registros foram feitos por fotógrafos que realizaram minicursos, ministrados ao longo desses dois anos. Posteriormente, essas fotos serão utilizadas na construção do livro do Parque.

De acordo com o coordenador do Parque do Barreto, o biólogo Henrique Abrahão Charles, o aniversário representa o renascimento da sua própria existência. "Estar aqui envolve muito amor e dedicação. Muitos dos materiais aproveitados nas benfeitorias foram reciclados. A escada da Casa da Árvore, por exemplo, foi encontrada na praia. Era lixo jogado em local indevido. As cordas que demarcam as trilhas, também estavam descartadas. Esse local é um patrimônio da nossa cidade. Uma herança para nossos filhos e netos", disse, Henrique, emocionado.

O Parque da Restinga do Barreto fica na Rodovia Amaral Peixoto, São José do Barreto, próximo ao Atacadão.

Os trabalhos não param

Durante a celebração, uma equipe da Guarda Ambiental chegou com Carcará, espécie de ave que foi resgatada em situação vulnerável. A equipe do Parque recolheu o animal e está prestando todos os cuidados necessários. A ave será devolvida à natureza assim que estiver recuperada. O local recebe, por mês, cerca de 30 animais resgatados.

Parque do Barreto

O Parque tem como objetivo preservar o ecossistema natural remanescente da restinga da praia; preservar e recuperar a cobertura vegetal nativa, visando à restauração da diversidade do ecossistema natural; garantir a preservação de espécies endêmicas, raras ou ameaçadas de extinção da fauna e flora; regular o uso admissível da área; possibilitar visitação pública, pesquisas científicas e desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, bem como de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

O Parque conta com viveiros de plantas e aves, trilhas, mesas de piquenique, brinquedos infantis, quadra de areia e Centro Administrativo com banheiros.

A restinga do Barreto é um ecossistema costeiro caracterizado por um terreno arenoso, criado pela sedimentação de rios e depósitos marítimos ao longo dos milhares de anos, com forte influência do vento, do sal, do sol e das mudanças das marés. A área possui vegetação típica, com plantas muito resistentes às variações de temperatura e aridez do solo (como os cactos, bromélias e pitangas). Esta vegetação, capaz de preservar as dunas, é fundamental para conter o avanço do mar e preservar a exuberante fauna local.

O Parque é aberto à população todos os dias da semana, de 9h às 16h. As visitas guiadas, que incluem palestras, trilhas, além da prática de esportes em um campo de areia devem ser agendadas pelo e-mail parquebarreto.sema@gmail.com.


Fotos Relacionadas