Parque Natural da Restinga contribui para educação ambiental

12/05/2017 16:16:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Divulgação

Contato com a natureza permite maior cuidado e preservação do meio ambiente

Ações de educação ambiental, trilhas, descobertas e diversão encantam alunos que visitam o Parque Natural Municipal da Restinga do Barreto, o segundo maior das Américas, em área exclusivamente de restinga. O projeto é uma ação conjunta entre a Secretaria de Ambiente e Guarda Ambiental. A proposta é expor o funcionamento do meio ambiente dentro de uma floresta de restinga, contribuindo para o conhecimento e preservação ambiental.

Para compor a aula de ciências dos alunos do sexto ano da Escola Municipal Generino Teotônio de Luna, a professora Rita Lamonica realizou uma visita guiada com cerca de 25 alunos, nesta sexta-feira (12), e confessa ter sido uma experiência única, pois eles aprenderam, na prática, tudo que é ensinado em sala de aula.

- Os estudantes estão aprendendo sobre biomas naturais e o parque disponibiliza um rico ecossistema costeiro da nossa Mata Atlântica. A visita também possibilita aos alunos a experiência de sair da sala de aula, o que favorece o aprendizado, além de deixá-los encantados - avaliou a professora.

De acordo com o responsável pelo parque, Henrique Charles, a restinga oferece uma biodiversidade exclusiva, pois sofre interferências com ações do vento, mar e sol.

- A floresta de restinga possui uma vegetação diferenciada, como aroeiras, bromélias, cactos, entre outras espécies que são encontradas em tamanho padrão em outras regiões, porém, na restinga, o altura delas é reduzida. Dessa forma, é possível andar pela floresta como se estivéssemos caminhando por um jardim. Isso encanta não só os alunos como a todos os visitantes - destacou Henrique.

A visita também inclui palestras, trilhas, além da prática de esportes em um campo de areia de restinga. O parque ainda conta com um viveiro para reabilitar aves que são encontradas feridas, para que, logo após a recuperação, possam ser devolvidas ao habitat natural. O local possui uma enorme diversidade de aves migratórias que vêm da região Norte, Sul, e plantas peculiares.

As visitas guiadas podem ser agendadas no email: parquebarreto.sema@gmail.com. A entrada é gratuita.

Parque

O parque é constituído de 31,7 hectares e localiza-se entre os bairros Parque Aeroporto e São José do Barreto, no trecho de vegetação de restinga, às margens da RJ-106, na Praia do Barreto.

O parque tem como objetivo preservar o ecossistema natural remanescente da restinga da praia, preservar e recuperar a cobertura vegetal nativa, visando à restauração da diversidade do ecossistema natural, garantir a preservação de espécies endêmicas, raras ou ameaçadas de extinção da fauna e flora.


Fotos Relacionadas