Prefeitura Municipal de Macaé

Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade

Programa municipal promove coleta de resíduos eletrônicos

2018-04-24 14:53:00 - Jornalista: Equipe Secom
Compartilhe:  
Foto de duas pessoas na coleta de lixo
Foto: Guga Malheiros
Reciclagem dos eletroeletrônicos permite evitar a contaminação do ambiente por metais pesados

A secretaria de Ambiente e Sustentabilidade (Sema) está recolhendo produtos eletroeletrônicos inservíveis, como baterias, pilhas, equipamentos de informática, cabos, fios e outros, para oferecer à população uma alternativa ambientalmente adequada de destinação desses resíduos.

O Programa Municipal de Coleta de Resíduos Eletroeletrônicos refere-se a produtos que possuem substâncias nocivas à saúde e ao meio ambiente em suas composições. Os produtos recolhidos pela secretaria são encaminhados a uma empresa parceira especializada na destinação ambientalmente correta e manufatura reversa.

De acordo com a analista ambiental e bióloga Gabriela Certório, coordenadora do setor de Resíduos Sólidos da secretaria, essa coleta ocorrerá até que fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes implementem a logística reversa no município. Ou seja, quando eles recolherem o material com o consumidor e levarem-no à reciclagem.

- Orientamos os cidadãos sobre os danos à saúde e ao meio ambiente relacionados ao descarte incorreto deste lixo eletroeletrônico. Em 2017, foram coletados e encaminhados para reciclagem aproximadamente quatro toneladas desses resíduos - informa Certório.

A reciclagem dos eletroeletrônicos permite evitar a contaminação do ambiente por metais pesados e reintroduz matérias primas no ciclo de produção, evitando a extração de novos materiais e diminuindo a degradação ambiental.

A Secretaria de Ambiente está em fase de planejamento da expansão do Programa Municipal de Coleta de Resíduos Eletroeletrônicos, com previsão de implementação de quatro novos pontos de entrega voluntária no município.

Descartes de pequenos volumes podem ser feitos no Ponto de Entrega Voluntária localizado na Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade que fica na Avenida Rui Barbosa, 1725 – 1º Piso - loja 26 - Alto Cajueiros, Macaé Shopping.

Para descartes de grandes volumes ou obter mais informações, entrar em contato com a Secretaria de Ambiente pelos telefones: 2772-1810.

+ Mais Notícias
Busca

Destaque