Programação pelo Dia da água enfatiza sustentabilidade

15/03/2018 11:32:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Ana Chaffin - Arquivo Secom

Mutirão de limpeza abre a programação nesta sexta-feira

Para conscientizar a população sobre a importância da água, a Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade realizará a "Semana das Águas". A programação começa nesta sexta (16) e seguirá até a quinta-feira (22), data em que se comemora o Dia Mundial da Água, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Neste período, diferentes ações serão realizadas na cidade e na região serrana com foco na sustentabilidade.

Mutirão de limpeza, minicurso de fotografia, plantio de mudas nativas à margem do canal Macaé - Campos e palestra sobre água, com concurso estudantil baseado nesse tema, no sexto distrito do Sana, fazem parte das atividades. "São ações de valorização do ambiente que envolvem a comunidade e despertam sobre a importância da preservação", informa a subsecretária de Ambiente e Sustentabilidade, Lívia Souza.

Mutirão de Limpeza e ações com Nupem e moradores do Barreto

Na sexta-feira (16), a programação será aberta com mutirão de limpeza na Praia do Barreto, às 9h. A ação é conjunta com o Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Ambiental de Macaé (Nupem/UFRJ) e a Associação de Moradores do São José do Barreto. Logo depois, haverá plantio de mudas, aulas de ioga e prova ecológica (uma roda de conversa com professores e alunos desse núcleo e moradores do bairro).

Minicurso de Fotografia

A biodiversidade do Parque do Barreto será clicada por diversos ângulos no IV Curso de Fotografia amadora que será realizado no sábado (17) e no domingo (18), nesta unidade de conservação. A participação é gratuita, para se inscrever basta que os interessados enviem nome completo, número de identidade e telefone de contato para o e-mail parquebarreto.sema@gmail.com.

Os fotógrafos assinarão termos de doação das fotografias, as quais formarão livro digital a ser lançado no segundo aniversário de criação do parque, em 30 de novembro de 2018. Outro objetivo do curso é capacitar os participantes a usar o equipamento fotográfico digital amador e a realizar tratamento leve de imagens, com cliques da fauna e da flora do local.

Concurso e palestra no Sana

Na quinta-feira (22) a base da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, no Sana receberá a palestra 'Água - A fonte da vida', ministrada pela gestora ambiental Ariane Gomes Poubel. Alunos da rede pública do distrito participarão de concurso para elaborar a melhor frase sobre a importância de conservar a água.

Importância da preservação

Dois terços do planeta Terra é formado por água. Apenas 0,008 % do total da água do planeta é potável (própria para o consumo). Grande parte das fontes de água (rios, lagos e represas) está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem.

- Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Por isso, é de extrema importância que tenhamos esse momento de reflexão, análise e elaboração de medidas práticas que contribuam para reverter esse cenário, em prol do uso consciente desse recurso - ressalta Lívia.