Secretaria de Ambiente realiza diversos serviços à população

26/07/2017 08:56:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Arquivo Secom

Preservar a fauna e a flora com foco na harmonia do ecossistema é meta do setor

Diversos serviços são oferecidos à população de Macaé pela Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade (Sema) da prefeitura. Coletas de resíduos, licenciamento ambiental, corte e poda de árvores e recolhimento de animais silvestres são alguns deles.

O objetivo da coleta de resíduos é dar uma destinação correta a esses produtos e materiais. Já a meta do licenciamento ambiental é regular as atividades potencialmente poluidoras.

O serviço de corte e poda de árvores é promover a manutenção da arborização municipal. E o recolhimento de animais silvestres visa sua reintrodução ao habitat natural.

Coleta de resíduos

A Sema promove a coleta de óleo de cozinha, pneus inservíveis e eletroeletrônicos. O recolhimento de óleo vegetal usado contribui com a preservação de recursos hídricos como lagoas, mares, rios e nascentes.

Se lançado irregularmente, apenas um litro do resíduo seria o suficiente para contaminar cerca de 25 mil litros de água potável, além de provocar a impermeabilização do solo, causando danos ambientais e colocando em risco a vida de diversas comunidades em períodos de chuvas torrenciais e enchentes.

De janeiro a junho de 2017, foram obtidos 5,6 mil litros de óleo em Macaé.

Os postos de recolhimento de óleo vegetal usado são os seguintes:

Cavaleiros: em frente ao posto dois, próximo ao Espaço de Convivência;

Sana: na base operacional da Secretaria de Ambiente;

Alto dos Cajueiros: na Secretaria de Ambiente (Av. Rui Barbosa, 1725);

Centro: no Colégio Luiz Reid e no Mercado de Peixes;

Morada das Garças: na base operacional na Lagoa de Imboassica;

Barra de Macaé: no Macaé Facilita;

Córrego do Ouro: no Macaé Facilita;

Lagomar: na Rua W 5;

Mirante da Lagoa: na entrada principal do Mirante da Lagoa

Aroeira: no Restaurante Popular e

Parque Aeroporto: na sede da Associação de Moradores.

No referente à coleta de pneus inservíveis, a Sema registrou um total de 286 toneladas, no primeiro semestre de 2017, em Macaé. Para isso, caminhão da prefeitura percorre borracharias na cidade, fazendo o recolhimento.

Já os interessados em descartar eletroeletrônicos devem fazer contato com a Secretaria de Ambiente pelos telefones (22) 2772-3571, 2772-3597 ou 2772-1810. Nos primeiros seis meses de 2017, foram recebidos 371 quilos deste resíduo.

Licenciamento ambiental

Todo requerente que deseja construir, terraplanar, exercer atividades comerciais ou que utilize recursos ambientais de forma a causar potencial degradação ambiental tem de entrar com pedido de licenciamento. Nos primeiros seis meses desse ano, foram 28 licenças no município.

Poda e corte de árvores

No primeiro semestre de 2017, houve 69 autorizações de corte e 57 de poda de árvores na cidade. Este trabalho é conduzido pela Coordenação de Arborização da Secretaria de Ambiente. Basta marcar pelo telefone.

Recolhimento e reintrodução de animais silvestres ao seu habitat natural

Aves de diversas tipologias, gambás e cobras e outros animais silvestres são recolhidos pela Sema, que os devolve à natureza. O mesmo setor também agiliza o controle de abelhas e marimbondos.

Há outras atividades da Sema como atendimento a denúncias de crimes ambientais, consulta prévia (quando a pessoa física ou jurídica pretende realizar alguma obra), entrega de certidão para ligação de luz e outras.

A Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade fica na Avenida Rui Barbosa, 1725, primeiro piso do Macaé Shopping.