Secretaria de Administração


Programas Nova Vida e Guarda Mirim


O Nova Vida é um programa municipal que funciona há 21 anos em Macaé. Os adolescentes do programa passam um turno do dia trabalhando numa secretaria municipal e no outro turno são estudantes. Eles recebem meio salário mínimo. Esta é uma oportunidade de aprendem a trabalhar, sendo assim incluídos socialmente. Os adolescentes são integrantes de famílias em vulnerabilidade social e o dinheiro no fim do mês representa uma ajuda aos pais e responsáveis, que arcam com a despesa da casa.

O projeto ainda contribui para a valorização do estudo, pois para ingressar no Nova Vida é preciso estar apto na escola e ter frequência escolar satisfatória. Muitos adolescentes que hoje estão no programa são encaminhados pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, na Fronteira, ou pelo Conselho Tutelar. Inclusive, meninos e meninas da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) também são recebidos no Nova Vida.

Para a inscrição, o responsável legal pelo candidato tem que apresentar o número do NIS - CadÚnico. Para participar do Programa Nova Vida, o adolescente deve ter de 14 a 17 anos de idade, renda familiar de até três salários mínimos mensais, estar matriculado na rede municipal ou estadual de ensino e morar em Macaé.

Acesse abaixo os documentos dos processos anuais.