Capacitação de agentes patrimoniais acontece no Paço Municipal

15/08/2017 13:46:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Bruno Campos

A capacitação é uma das metas da Secretaria Adjunta de Patrimônio

A Secretaria Municipal Adjunta de Patrimônio realiza, nesta terça-feira (15), o 2º Encontro de Capacitação de Agentes Patrimoniais, no Paço Municipal, de 9h às 11h e 14h às 16h. O objetivo é dar continuidade aos trabalhos elaborados, buscando aumento constante do grau de efetividade no controle do patrimônio público, ressaltando o zelo e a organização dos bens públicos.

A secretária Municipal Adjunta de Patrimônio, Gisele Muniz, disse na abertura do evento que a capacitação é uma das metas da secretaria. "Planejamos realizar esse encontro, pelo menos três vezes ao ano, para trazer o retorno do nosso trabalho. Atualmente, temos 268 agentes patrimoniais. É uma satisfação contar com a participação de todos vocês".

Os participantes tiveram a oportunidade de assistir um relato do agente patrimonial da Funemac Victor Fonte. Ele afirmou que para estar na função, a pessoa deve gostar do que faz. "Nós somos multiplicadores de ideias, qualificamos e passamos informações a outros colegas sobre a importância do zelo do nosso material de trabalho. Afinal, o cuidado deve ser de todos", ressaltou.

A diretora da escola Maria Letícia, Simone Carvalho, explicou que tem de haver conscientização de todos e a unidade escolar criou uma campanha entre os alunos do 6º ao 9º ano e com o agente patrimonial. "Orientamos os alunos a cuidarem de suas carteiras e manter suas salas limpas. A turma que conseguir alcançar a meta será premiada com um passeio. Esperamos que esse projeto continue sendo um sucesso", afirmou.

A capacitação foi ministrada por Elaine Teodoro de Souza que explicou quais são os objetivos do agente patrimonial e mostrou os resultados alcançados no primeiro trimestre. "O agente deve garantir que os bens existentes na unidade estejam devidamente catalogados e realizar inventários, por meio de levantamentos para verificar da sua existência".

Ela acrescentou que o agente patrimonial é responsável pela vistoria permanente, solicitações de manutenção, fiscalização de uso, controle interno, comunicação de movimentação e de irregularidades relativas aos bens de sua carga patrimonial, bem como ajudar a conscientizar os demais funcionários da necessidade de zelar pelos bens patrimoniais do município. "Os agentes patrimoniais são os olhos e mãos da Secretaria de Patrimônio, sendo o principal elo", concluiu.


Fotos Relacionadas