Cipa participa do Movimento Maio Amarelo na base da Petrobras

29/05/2019 17:04:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: João Barreto

A proposta foi chamar a atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Prefeitura de Macaé participou, nesta quarta-feira (29), do "Movimento Maio Amarelo, o sentido é a Vida", na base Edinc da Petrobras, no Novo Cavaleiros. A proposta foi chamar a atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A intenção do movimento é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada.

Segundo o coordenador de eventos da Cipa Petrobras, João Carlos Schettino, o convite se estendeu à Cipa da prefeitura por ter sido entendida a necessidade de uma parceria. "Nesta quinta-feira (29) estaremos juntos para mais palestras, nas bases Imboassica e Imbetiba da Petrobras", afirmou.

Foi apresentada "Vidas perdidas na estrada, vidas que não voltam mais", uma paródia da composição "Porto Solidão". Além de vídeos e histórias, Schettino também ministrou uma palestra e apontou a importância da direção defensiva e do conhecimento das leis de trânsito.

De acordo com dados do técnico de segurança do trabalho da Cipa da prefeitura, Stênio Vieira, entre os quatro ofícios que registram as solicitações da Cipa Petrobras estão a instalação de faixas de pedestres e sinalização na subida do edifício Edinc; reavivamento das faixas de pedestres e sinalização nas portarias das bases de Imboassica, Imbetiba e Campista; criação e sinalização de um ponto de estacionamento para três ônibus de fretamento na Praia de Imbetiba para atender os funcionários da Petrobras, além da poda de árvores que estão próximas da faixa de pedestre, perto da portaria da base de Imbetiba.

O presidente da Cipa Macaé, Marcelo Oliveira, acrescentou que para chamar a atenção da sociedade sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito, a Secretaria de Mobilidade Urbana, por exemplo, realizou palestras, simulados, blitz educativa e caminhada ao longo desse mês.

A iniciativa da prefeitura permanece durante todo o ano. Conceitos como segurança no trânsito e cidadania estão cada vez mais presentes no dia a dia de crianças em Macaé. Prova disso é a “Escolinha de Trânsito”, que atende alunos da rede municipal de ensino. A "Escolinha de Trânsito" é uma das ações do Programa Circulando no Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana.

Além da rede pública e privada de ensino, o programa atende também instituições e empresas. A escolinha já se consolidou como uma das mais importantes ferramentas para conscientização de alunos de cinco a sete anos (período inicial de escolaridade) e de oito a 11 anos (finalizando a primeira fase do Ensino Fundamental).

No final do encontro, o presidente da Cipa Petrobras Base Edinc, Cézar Augusto Cechin entregou certificados a todos os palestrantes e agradeceu a colaboração da Prefeitura de Macaé.


Fotos Relacionadas