IBGE realiza reunião com representantes da prefeitura

23/10/2019 14:30:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Rui Porto Filho

Encontro aconteceu nesta quarta no Paço Municipal

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou, nesta quarta-feira (23), a proposta de trabalho e metodologia do Censo Demográfico 2020 aos representantes de diversos órgãos da Prefeitura de Macaé. O primeiro encontro de planejamento e acompanhamento aconteceu no auditório do Paço Municipal. A ideia é que o poder público municipal colabore em todas as etapas da pesquisa. A proposta do instituto é, ainda, atender todos os princípios da transparência, engajamento e cidadania.

De acordo com o coordenador de área do Censo 2020 da Agência IBGE Macaé, Rhanderson Gomes, o processo tem a finalidade de obter informações atualizadas e precisas, fundamentais para o desenvolvimento de políticas públicas e realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada.

“Cada cidade vai poder se conhecer e planejar melhor o futuro. Por isso, é fundamental a contribuição de todos os envolvidos para atualização da base territorial, divulgação dos processos seletivos e apoio durante a coleta. Além disso, é importante que a população reconheça o Censo e possa fornecer informações corretas. Desta forma, todos saem ganhando”, frisou o coordenador.

O período regular do Censo 2020 começará em agosto e terminará em outubro do mesmo ano. A pesquisa é realizada a cada 10 anos. Em Macaé, haverá processo seletivo para 230 recenseadores (Ensino Fundamental), 25 agentes censitários supervisores (Ensino Médio) e quatro agentes censitários municipais (Ensino Médio). A seleção ocorrerá entre os meses de fevereiro e março. Os vencimentos serão entre R$ 1.700 e R$ 2.000, porém, os recenseadores irão ganhar por produtividade. O município terá quatro postos de coleta, incluindo um na região serrana.

Segundo dados do IBGE, Macaé tem cerca de 260 mil habitantes e 82 mil imóveis. A primeira reunião de planejamento e acompanhamento do Censo 2020 contou com a participação de representantes das Secretarias de Administração, Saúde, Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, além das Secretarias Adjuntas de Planejamento, Patrimônio e Comunicação.


Fotos Relacionadas