Macaé App: aplicativo é apresentado a gestores municipais

28/01/2020 18:30:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

Foto: João Barreto e Divulgação

Aplicativo oferece recursos para facilitar o dia a dia da população

Comunicação ágil, de forma fácil e direta com a administração pública municipal. Essas foram algumas das funcionalidades do aplicativo Macaé App apresentadas nesta terça-feira (28) aos gestores da Prefeitura de Macaé. O encontro destacou a importância do poder público estar antenado às novas dinâmicas de relacionamento com o cidadão, incluindo as ferramentas tecnológicas.

O aplicativo foi desenvolvido pelo Laboratório de Inovação em Gestão Pública –Inova Macaé, vinculado à Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento. A ideia surgiu de servidores públicos municipais, alunos do curso de pós-graduação em Gestão Pública, oferecido gratuitamente. Durante a apresentação, realizada no auditório do Paço Municipal, o secretário de Planejamento, José Manuel Alvitos, frisou a valorização do capital humano.

"O Macaé App é uma ferramenta à serviço da população, que nasce dos recursos humanos que temos, os próprios servidores. O objetivo é facilitar o dia a dia do cidadão com economia de tempo e dinheiro. Uma gestão dinâmica, alinhada com as necessidades de acesso rápido e respostas eficientes que as pessoas precisam", afirmou Alvitos, informando que haverá um decreto, a ser publicado em breve, que regulamentará prazos e responsabilidades de atuação na ferramenta.

Um dos destaques do aplicativo é o Fiscaliza Macaé. Por meio dele, será possível contribuir para a resolução de questões que envolvem a manutenção da cidade como iluminação, poda de árvore, buracos em via pública, entre outros. A solicitação poderá ser encaminhada de forma identificada ou anônima, com envio de fotos e outros arquivos.

Além de solicitações, o usuário também poderá acompanhar as políticas públicas por meio da disponibilização dos indicadores de desempenho, cujo projeto de consolidação de dados é da Secretaria Adjunta de Patrimônio. "Cada um de nós é uma peça dessa engrenagem que nos possibilita dialogar com os novos tempos, dando ao cidadão autonomia para avaliar o serviço que lhe é prestado. Só tenho a agradecer ao grupo como um todo por este importante trabalho", frisou a secretária da pasta, Gisele Muniz.

O secretário adjunto de Ensino Superior, Márcio Magini, também ressaltou a integração entre os atores da administração pública para o êxito da ferramenta. "O sucesso será o cidadão poder acionar a prefeitura de maneira rápida, fácil e com respostas. O aplicativo permite exatamente isso, a interação entre a sociedade e a Prefeitura de Macaé".

A proposta inicial do aplicativo foi apresentada pelo coordenador do Inova Macaé, Jerônimo Santos. Ele explicou cada recurso já existente e colocou a equipe técnica à disposição dos gestores para contribuições à ferramenta. "Vamos construindo o Macaé App, aprimorando o serviço de maneira colaborativa e integrada", afirmou, acrescentando que, para criação da tecnologia, foram feitas pesquisas junto à população e estudo de casos, inclusive com outras prefeituras.

Outro diferencial prático do Macaé App é oferecido em parceria com a empresa de soluções em cidades inteligentes, a Sourbano. Com isso, o usuário poderá ter acesso a dados sobre o transporte público como linhas, itinerários e horários. "Isto apenas inicialmente. A expectativa é que na próxima fase o cidadão veja a movimentação da frota em tempo real e possa ainda fazer uso da nossa inteligência artificial para obter informações de mobilidade urbana", explicaram os representantes da Sourbano, Rômulo Bózeo e Bruno Akiva.

O Macaé App está disponível em versão teste para celulares com o sistema Android e, em breve, em IOS. O acesso também pode ser feito pelo computador pelo link: http://applink.com.br/macaeapp.


Fotos Relacionadas