Macaé APP como mecanismo de informação e denúncias

23/03/2020 15:42:00 - Jornalista: Julie Silveira

No ícone específico sobre o novo coronavírus é possível saber as últimas notícias da pandemia no município

Procon Online e Coronavírus são as duas novas funcionalidades do Macaé APP. Por meio do ícone serviços e fiscalização é possível encontrar a aba da Procuradoria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Online, onde é possível encaminhar reclamações e denúncias sobre questões de direito do consumidor, como o preço elevado do álcool em gel, por exemplo. A informação é encaminhada diretamente aos profissionais do Procon, que tomarão as providências necessárias.


Já no ícone específico sobre o novo coronavírus é possível saber as últimas notícias da pandemia no município, ter acesso a todos os decretos municipais que tratam desse tema, orientações sobre isolamento social, vídeos informativos, teste de autoavaliação e dúvidas mais frequentes sobre o assunto.

A população também pode encontrar, nesta nova funcionalidade, o plano de contingência, formulário de barreira sanitária e até mesmo o painel de acompanhamento municipal.

Gestão conectada com a população

O acesso ao Macaé App pode ser feito gratuitamente, baixando o aplicativo nos sistemas operacionais de telefones celulares Android e, futuramente pelo o IOS, ou ainda pelo computador no link https://app.vc/macaeapp.

Pelo aplicativo é possível obter informações sobre a cidade, indicadores das políticas públicas, notícias e serviços, como é o caso da aba Fiscaliza Macaé. Por meio dela, o cidadão pode encaminhar solicitações de serviços públicos em diferentes áreas como iluminação, poda de árvore, buracos em via pública, entre outros.

Outro diferencial prático do Macaé App é oferecido em parceria com a empresa de soluções em cidades inteligentes, a Sourbano. Com isso, o usuário pode ter acesso a dados sobre o transporte público como linhas, itinerários e horários.

Sendo uma ferramenta de interação dinâmica, o app está em constante aprimoramento, recebendo novas funcionalidades e sugestões tanto dos setores administrativos da Prefeitura de Macaé quanto do usuário. Essa aproximação torna o Macaé App um importante canal de comunicação, colocando como prioridade o atendimento das necessidades do macaense, tudo isso ao alcance das mãos.