Macaé entra na era da gestão digital

12/02/2020 09:46:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

Foto: Ana Chaffin

Prefeitura lança aplicativo para aproximar comunicação, tornando mais eficiente o serviço prestado à população

Entrando na era da administração colaborativa, Macaé vai ao encontro das novas formas de comunicação e lança o aplicativo Macaé App, criado a partir de pesquisa acadêmica de servidores municipais. A ferramenta apresenta funcionalidades que facilitam o dia a dia da população, com mecanismos de relacionamento com a prefeitura de maneira fácil, direta e sem burocracia, colocando a gestão do município de vez na era digital.

Grande incentivador do uso das tecnologias para facilitar a comunicação com a população, o prefeito Dr. Aluizio destacou a importância da ferramenta. "Cada vez mais as pessoas lançam mão de aplicativos para as mais variadas atividades no dia a dia. Colocar o serviço público dentro deste cenário é um grande avanço e vai ao alcance do momento pujante que a cidade vive, de ser reconhecida muito além do petróleo e gás, e sim, como uma cidade que vive e incentiva o conhecimento", frisou Aluizio.

"O Macaé App não invalida as outras formas de contato com os órgãos municipais. Mas, a ferramenta visa dar dinâmica para a prestação de um trabalho com mais eficiência, por meio da inteligência e inovação", explicou o secretário de Planejamento, José Manuel Alvitos, que está à frente do Laboratório de Inovação em Gestão Pública, o Inova Macaé, responsável pelo desenvolvimento do aplicativo.

O coordenador do Inova Macaé, Jerônimo Santos, reforçou que o aplicativo atende a necessidade de modernização da administração municipal na forma de se relacionar e atender de fato as demandas da população. "A gestão pública precisa estar onde o cidadão está", concluiu.

Gestão conectada com a população

O acesso ao Macaé App pode ser feito gratuitamente, baixando o aplicativo nos sistemas operacionais de telefones celulares Android e, futuramente pelo o IOS, ou ainda pelo computador no link https://app.vc/macaeapp.

Pelo aplicativo é possível obter informações sobre a cidade, indicadores das políticas públicas, notícias e serviços, como é o caso da aba Fiscaliza Macaé. Por meio dela, o cidadão pode encaminhar solicitações de serviços públicos em diferentes áreas como iluminação, poda de árvore, buracos em via pública, entre outros. O pedido pode ser encaminhado de forma identificada ou anônima, com envio de fotos e outros arquivos.

Outro diferencial prático do Macaé App é oferecido em parceria com a empresa de soluções em cidades inteligentes, a Sourbano. Com isso, o usuário pode ter acesso a dados sobre o transporte público como linhas, itinerários e horários.

Sendo uma ferramenta de interação dinâmica, o app está em constante aprimoramento, recebendo novas funcionalidades e sugestões tanto dos setores administrativos da Prefeitura de Macaé quanto do usuário. Essa aproximação torna o Macaé App um importante canal de comunicação, colocando como prioridade o atendimento das necessidades do macaense, tudo isso ao alcance das mãos.


Fotos Relacionadas