Macaé supera metas de educação e saúde

18/09/2019 17:18:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: João Barreto

Indicadores mostram que desempenho de Macaé no Ideb é o melhor da região

Reunião entre secretários e técnicos realizada na terça-feira (17), no Centro de Convenções, evidenciou os indicadores municipais que fazem parte do programa Macaé e seus Resultados e estruturam o Planejamento Estratégico da prefeitura, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Administração. Os indicadores municipais estão divididos em cinco eixos temáticos: desenvolvimentos social e humano; econômico; urbano; gestão democrática e meio ambiente.

De acordo com a secretária de Patrimônio, Gisele Muniz, os indicadores municipais representam uma ferramenta de administração pública, que visa uma cultura organizacional, pautada por ações, metas e objetivos, sempre atrelados à participação popular, plano de governo e ao orçamento. "Os infográficos expressam realidades que a sociedade lê muito fácil", comentou Gisele, ressaltando que as informações estarão no portal da prefeitura.

O secretário de Administração, Antônio Luiz Pinheiro, destacou que essa é mais uma ação com foco na transparência da gestão pública. "Os indicadores mostram onde estão os projetos e os benefícios para a população", comentou.

Em Macaé, todas as crianças com mais de dois anos estão na escola

No encontro que ocorreu no Centro de Convenções, o secretário de Educação, Guto Garcia, apresentou alguns dados da pasta: todos os alunos com mais de dois anos estão na sala de aula em Macaé, embora a obrigação da prefeitura seja a partir dos quatro anos. "Recebemos este ano cinco mil alunos novos, estamos construindo quatro escolas e outras quatro estão sendo licitadas", informou Guto.

A aprovação de alunos do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental no indicador mais importante da educação brasileira, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), é de 90,71% na última medição - a meta era atingir 90%. Na saúde, em 2018, foram realizados 370 mil atendimentos nas unidades de atenção primária do Estratégia Saúde da Família, quando a meta era de 120 mil, ou seja, o objetivo foi superado em 250 mil assistências.

No caso da aprovação no Ideb para alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, o total chegou a 83,03%, excedendo a meta de 81% e uma alta de 2,94% na variação entre as últimas duas medições. Macaé é líder na região na nota do Ideb e no estado do Rio, aparece em décimo terceiro lugar, superando as médias nacional e estadual. Os índices mostram que a evasão escolar sofreu queda: em alunos do primeiro ao quinto ano, o registro é de apenas 0,57% e em estudantes do sexto ao nono ano, 1,9%.

Queda na internação sinaliza funcionamento da atenção básica

A medição de 2018 de procedimentos e ações preventivas na área da saúde mostram 332.402 atendimentos odontológicos, uma escalada de 34,11% na variação de 2017 e 2018. Dois números na saúde caíram, o que foi comemorado pela equipe da área: as internações no Hospital Público Municipal declinaram 1,05% entre 2017 e 2018, atingindo 11.316 internações e no Hospital Público Municipal da Serra a diminuição foi de 2,62%, com 1.077 casos. Além disso, o número de cirurgias caiu 20% no HPM.

Na área de Desenvolvimento Social, o número de famílias inseridas no Cad Único chegou a 19.871 em 2018, ultrapassando a meta de 15.328 e um crescimento de 15% na comparação das ultimas medições.

Parcerias aumentam a oportunidade de emprego

O secretário de Trabalho e Renda, Igor Romão, apresentou os indicadores da pasta: em 2018 foram ofertadas 2.994 vagas de emprego em empresas parceiras, um acréscimo de 93,16% em relação ao ano anterior. Os incentivos e a consultoria que a secretaria fornece para quem quer investir fez com que o número de microempreendedores individuais chegasse a 1.715, uma elevação de 26,1% em comparação com 2017. Na pesca, 494 trabalhadores foram beneficiados com a frente de trabalho ano passado, crescimento de 2% em comparação com o ano anterior.

Na área do meio ambiente, a coleta de óleo vegetal usado atingiu 50.321 litros em 2018, 177% a mais que no ano anterior. O cercamento de restingas protegidas somou 661,32 metros e o plantio de árvores nativas em áreas públicas ampliou em 33%, culminando em 1.197 árvores.


Fotos Relacionadas