Portal de Dados Geomacaé é apresentado no Paço Municipal

19/12/2017 14:51:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Bruno Campos

Informações estão disponíveis no link http://www.macae.rj.gov.br/geomacae/

A Secretaria Adjunta de Planejamento apresentou, na manhã desta terça-feira (19), o Portal de Dados Geomacaé, no auditório do Paço Municipal. O objetivo foi mostrar para o público como funcionam as informações espaciais municipais na internet.

O coordenador do projeto, Alfredo Manhães, explicou que os dados são sempre atualizados, de acordo com as informações dos órgãos e instituições. A divulgação é gratuita.

- O internauta que acessar o Geomacaé poderá, por exemplo, ter acesso ao mapa para fazer trilhas, para prática de esportes ou de turismo. Além disso, disponibilizamos um mapa com as informações sobre em quais bairros existem casos de dengue confirmados, exemplificou.

Ele ressalta, no entanto, que toda informação é analisada antes de ser disseminada e tem que ser principalmente de interesse da população. "O portal foi criado em 2016 e já sofreu várias alterações, adequando formato e conteúdos. Utilizamos plataformas internas e externas", acrescentou.

Alfredo explicou que o Geomacaé é um Sistema de Informações Geográficas (SIG), cujo objetivo é consolidar dados espaciais e descritivos do município, utilizando-se de geotecnologias e do georreferenciamento de dados. O Portal de Dados Geomacaé atende a diversas leis federais referentes à transparência na gestão pública e o acesso à informação.

As informações espaciais produzidas pelo Geomacaé oferecem subsídios para apoiar o planejamento e a tomada de decisão na área pública nos segmentos de urbanismo, energia, zoneamento, ambiente, educação, habitação, saúde, dentre outros. "Além disso, os dados também estão disponíveis para utilização em organizações privadas, nas mais diversas aplicações", ressaltou o coordenador.

As informações já estão disponíveis em http://www.macae.rj.gov.br/geomacae/.