Pós em gestão pública aborda instrumentos de Planejamento

03/06/2019 11:01:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Ana Chaffin

Curso é gratuito e voltado para servidores

Os 86 servidores de vários órgãos municipais que integram a segunda turma do curso de pós-graduação lato sensu em Gestão Pública do Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento da prefeitura finalizaram, nesta quinta-feira (31), o módulo "Instrumentos de Planejamento na Administração Pública". A atividade que, a partir de diagnósticos e estudos prospectivos, orienta nas escolhas das políticas públicas. Implementado pela Secretaria Adjunta Municipal de Ensino Superior, por meio da Superintendência Acadêmica, a pós acontece em parceria com a FeMASS, UFF, UFRJ e Petrobras.

De acordo com o secretário Adjunto de Planejamento e também professor do módulo, José Manuel Alvitos Garcia, a etapa teve duração de 48h, além de 25h de trabalho em grupo, e contou com o desdobramento dos itens que compõe os Instrumento de Planejamento Governamental, como o Plano Plurianual (PPA), Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA).

"Foi sugerido aos alunos o desenvolvimento, ao longo de todo o curso, de aplicações que tragam soluções para problemas identificados em suas secretarias por meio de ferramentas tecnológicas, com a visão social da aplicação", pontuou Alvitos, acrescentando que o curso é oferecido gratuitamente aos servidores e os professores são todos voluntários.

A primeira turma formou 33 servidores, que receberam os certificados de conclusão no dia 22 de fevereiro deste ano, emitidos pela FeMASS. No total, a pós tem 405 horas/aula e, para concluir o curso, o aluno/servidor precisa defender o projeto de conclusão com abordagens pertinentes à gestão pública no âmbito da administração municipal. A duração é de um ano e meio de curso.

A equipe da Superintendência Acadêmica implementa o programa junto a parceiros voluntários o que favorece a realização da pós-graduação gratuitamente aos servidores e a custo zero para o município. O curso é realizado, integralmente, na Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Bairro Granja dos Cavaleiros.

O conteúdo programático foi dividido da seguinte forma: professor José Manuel Alvitos Garcia, disciplina "Instrumentos de Planejamento na Administração Pública"; Liliane Cristine Moreira Valério, "Estado, Governo e Mercado"; Jane Capelli e Naiara Sperandio, "Gestão em Saúde" e "Metodologia de Pesquisa e Produção Científica"; Cyro Barreto, "Elaboração de Indicadores"; Paulo de Tarso e Ana Carolina Moda Nunes, "Relações Interpessoais: uma Conexão Prioritária na Vida"; e Alberto Paes Junior, "O Público e o Privado na Gestão Pública".


Fotos Relacionadas