Prefeitura Municipal de Macaé

Secretaria de Administração

Sipat começa nesta terça-feira

2018-09-03 16:19:00 - Jornalista: Equipe Secom
Compartilhe:  
Arte do evento
Foto: Arte do evento
Reconhecimento de risco de acidentes será um dos temas abordados

Começa nesta terça-feira (4), no auditório do Paço Municipal, a décima sétima edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat), da Prefeitura de Macaé com o objetivo de discutir as questões relativas à segurança do trabalho. O evento segue até quinta-feira (6) com o tema "O trabalho engrandece o homem, a segurança e a vida".

No primeiro dia das atividades haverá, às 8h30, a abertura e apresentação do grupo de teatro Grutas com o tema "DSTs"; às 9h, o tema "Reconhecimento de risco de acidentes" será abordado pelo engenheiro Pedro Henrique de Souza e o técnico de segurança do Trabalho, Paulo Henrique de Souza, da ALPHATEC.

Para falar sobre "Saúde do trabalho e prevenção", a enfermeira Luciene Aguiar dá andamento à programação. A profissional atua no Programa de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (PAIST) da prefeitura. Às 10h15 a enfermeira do trabalho Amanda e Castro, do WESTGROUP, aborda "Doenças do sistema respiratório".

"Educação Financeira e a segurança no trabalho e no lar" é o tema das 11h com a engenheira do projeto "Eu quero", Dayanni Brito. A prefeitura tem em sua estrutura a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), vinculada à Secretaria Adjunta de Recursos Humanos. A Cipa tem o compromisso de garantir a segurança dos funcionários e o respeito às Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho (NRs).

No segundo dia do evento, quarta-feira (5), a programação será no Centro Integrado de Administração da Saúde (CIAS), na Rua Darcílio Possati, 134. "Tabagismo e hipertensão" é o assunto que abre a programação, às 8h30, com a enfermeira Dilvani Santana, da Escola Técnica José Rodrigues. Às 9 horas o Teatro Grutas reforça o combate ao tabagismo. Em seguida, às 9h15, o tema "Noções Básicas de combate a incêndio" será detalhado pelo técnico de segurança do trabalho, Stenio Vieira, da Cipa da prefeitura. "Noções Básicas de Primeiros Socorros" é o conteúdo das 10h, a ser ministrado pela Defesa Civil de Macaé.

O último dia da Sipat será na quinta-feira (6), no auditório do Paço Municipal. A primeira palestra será às 8h30 sobre "Calibração e aferição de instrumentos de pressão, pesos e medidas" com a participação do técnico de instrumentação, Dilson Fiuza, da Secretaria Adjunta de Ciência e Tecnologia.

O grupo de teatro Grutas expõe "Hipertensão" às 9h15 e em seguida o tema "Cuidados com a água para consumo humano (Potabilidade da água)" será proferido pelo Coordenador de Saneamento e Vigilância Sanitária, Denilson Joaquim Neto e pela bióloga sanitarista Marina Barroso Goulart.

"Percepção de Risco" será o tema argumentado pelo técnico de segurança do trabalho Joventino de Souza, da CIPA. E às 11h, acontece o encerramento do evento.


+ Mais Notícias
Busca

Destaque