Treinamento sobre Ferramentas Gerenciais é oferecido aos gestores públicos

20/10/2017 17:11:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Guga Malheiros

Objetivo é oferecer capacitação para planejamento, monitoramento e avaliação da gestão

O desafio de ser gestor público no município foi tema de workshop sobre "Ferramentas Gerenciais", destinada aos gestores e técnicos de 16 secretarias, realizada nesta sexta-feira (20), no Centro de Convenções. A ação, promovida pela Secretaria Adjunta de Patrimônio, vinculada à Secretaria de Administração, faz parte do Plano Estratégico Macaé 2018-2021, uma ferramenta do governo municipal para planejamento, monitoramento e avaliação da gestão, por meio de cinco eixos: desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e humano, meio ambiente, desenvolvimento urbano e gestão democrática.

De acordo com o palestrante, consultor voluntário e gerente de negócios da Petrobras, Cyro Barretto, o treinamento, que contou com atividades teóricas e práticas, teve a proposta de desenvolver no gestor público as principais técnicas de gerenciamento. "Brainstorming; Regra do Pareto; causa e efeito e método dos "Cinco Porquês" foram algumas das ferramentas aplicadas durante a palestra, que fizeram com que cada grupo, em um período de cerca de 30 minutos, descobrisse a solução para um determinado problema ", pontuou Cyro.

O consultor também explicou a diferença entre círculo vicioso x círculo virtuoso. Segundo ele, círculo vicioso tem foco no efeito do problema e visa apagar incêndios, o que gera pouco ou nenhum progresso. Já o círculo virtuoso tem foco na causa, visa ações corretivas e preventivas e, como consequência, gera melhorias contínuas.

"Quando um plano de solução de problemas tem muitas ações é porque o gestor não entendeu a causa. O segredo é identificar a raiz do problema e encontrar uma solução "bola de prata" (real solução)", destacou Cyro, acrescentando que, com o avanço na administração pública, são gerados benefícios para a população.

Segundo a secretária Adjunta de Patrimônio, Gisele Muniz, o encontro possibilitou com que técnicos e secretários trabalhassem juntos. De acordo com a pirâmide de problemas, demonstrada durante a palestra, 100% dos colaboradores conhecem os reais problemas dentro da gestão municipal. "Aqui não há hierarquia, todos estão trabalhando juntos. A proposta é compartilhar uma visão integrada e sustentável para o futuro de Macaé", avalia.

Plano Estratégico Macaé 2018-2021

O Plano Estratégico Macaé 2018-2021 foi elaborado a partir das contribuições técnicas das secretarias. O objetivo é mostrar a importância das ferramentas de planejamento, monitoramento e avaliação para o avanço do município, com estabelecimento de metas anuais e objetivos para cada área de gestão, de forma transparente e eficiente. A iniciativa conta com o suporte de ambiente web, por meio do Sistema de Informação Municipal (SIM). A plataforma, desenvolvida pela área de Tecnologia da Informação da prefeitura, reúne informações das secretarias e faz parte do Programa de Indicadores Municipais.

No eixo desenvolvimento social e humano figuram as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Renda; Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Saúde; Educação; Ordem Pública; Esporte e Lazer e Cultura. No eixo meio ambiente, Secretaria de Ambiente. Eixo desenvolvimento urbano, as secretarias de Mobilidade Urbana; Serviços Públicos; Saneamento; Interior e Habitação. Já no eixo desenvolvimento socioeconômico, as secretarias de Turismo; Agroeconomia e Pesca. O eixo gestão democrática ainda será alimentado.


Fotos Relacionadas