Prefeitura Municipal de Macaé

Secretaria de Educação

Fórum Regional de Gestores da Educação

O município de Macae sente-se honrado em sediar o Fórum Regional de Gestores da Educação, um evento que mobiliza lideranças educacionais de municípios do Rio de Janeiro. O Fórum, através de debates, interação e troca de experiências desenvolvidas, pretende possibilitar aos participantes o conhecimento das múltiplas realidades e iniciativas pedagógicas, administrativas e financeiras, de sucesso, realizadas no âmbito dos municípios participantes.

Data: 28 de novembro de 2017
Local: Auditório da Cidade Universitária
Objetivo: Propiciar aos gestores da Educação Básica dos municípios que se localizam próximos a Macaé-RJ, o conhecimento de experiências que desafiam e transformam a qualidade da Educação Básica, visando a realização de ações unificadas, desafio proposto em lei (PNE) para o qual todos os entes federativos devem se mobilizar.
Público-alvo: Gestores de municípios que ficam distantes ou ao redor de Macaé, em um quantitativo de até cinco representantes, por município.

Preencha da ficha de inscrição anexa abaixo até o dia 20 de novembro de 2017 e encaminhe para o e-mail forumreginaldegestores@gmail.com.

Programação:

9h - Abertura
9h15 - Apresentação, pelos municípios, de suas experiências de sucesso
12h30 - Intervalo
14h - Salas temáticas por eixos
- Administrativo
- Pedagógico
- Financeiro
- Formação
- Diversidade
- Infraestrutura
16h - Elaboração do documento final dos Eixos
17h - Apresentação dos relatos/Encerramento

Eixos temáticos
Eixo 1 - Pedagógico - As ações da gestão pedagógica com foco no resultado dos alunos; engajamento e responsabilidade dos gestores, professores, especialistas, alunos, pais e/ou responsáveis e a sociedade na relação com o processo ensino-aprendizagem.
Eixo 2 - Financeiro - Mecanismos financeiros para operacionalizar os programas de transporte, alimentação escolar, eventos culturais intra e extra espaço escolar.
Eixo 3 - Administrativo - Política de valorização profissional; plano de carreira específico para os profissionais de educação; piso salarial nacional; a garantia de jornadas de trabalho em uma única escola, com tempo de planejamento incluído (Lei 11.738/08) a possibilidade de os professores destinarem um terço do tempo total de suas jornadas às atividades realizadas fora de sala de aula.
Eixo 4 - Formação – desafios de uma formação teórica para compreensão do trabalho pedagógico nas salas de aula e das avaliações internas e externas.
Eixo 5 - Infraestrutura – Aspectos elementares para o funcionamento de uma escola, tais como água, sanitário, energia, esgoto, cozinha, sala de diretoria, equipamentos como TV,DVD,computadores, impressora, espaços como sala, de professores, biblioteca, laboratório de informática e sanitário para educação infantil, espaços que permitem o convívio social e o desenvolvimento motor, tais como quadra esportiva e parque infantil. Além disso, possuem equipamentos copiadora e acesso à internet, laboratório de ciências e dependências adequadas para atender estudantes com necessidades especiais.
Eixo 6 - Diversidade – Horário Integral, Inclusão, Africanidade, Violência, EJA.
Busca

Destaque