Prefeitura Municipal de Macaé

Secretaria de Educação

Parcerias

INEA – Instituto Estadual do Ambiente

O INEA (Instituto Estadual do Ambiente) pretende implantar nas escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro, nos municípios que compõem os Comitês de Bacias Hidrográficas, o Programa Educação Ambiental para Gestão das Águas do Estado do Rio de Janeiro. Esse programa abrange os projetos Agenda Água nas Escolas e Monitoramento das Águas.

Macaé pertence ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Macaé e Rio das Ostras. Três escolas da rede próximas ao Rio Macaé foram selecionadas para desenvolverem os projetos: Colégio Municipal do Sana, Colégio Municipal Professor Samuel Brust e Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão.
Para melhor desenvolverem os projetos, 30 professores da rede - 10 por escola - estão sendo capacitados em momentos distintos. Também estão sendo capacitados professores da rede municipal de Rio das Ostras.

Além dos professores, 20 estudantes do 6º ao 9º ano, por escola, escolhidos pelos professores, serão capacitados também, pois serão os responsáveis por fazer o monitoramento da qualidade da água, bem como o monitoramento e controle da ocupação e conservação da faixa marginal de proteção do rio. A capacitação dos alunos acontecerá em outro momento.

Os estudantes, professores e representantes da ONG e do INEA sairão do espaço da escola em alguns momentos para fazer coleta da água do Rio Macaé e o monitoramento.

 

Rede Nacional de Formação Continuada de Professores de Educação Básica – MEC
 

GESTAR II

O Programa Gestão da Aprendizagem Escolar oferece formação continuada em Língua Portuguesa e Matemática aos professores dos anos finais (do sexto ao nono ano) do Ensino Fundamental em exercício nas escolas públicas. A formação possui carga horária de 300 horas, sendo 120 horas presenciais e 180 horas a distância (estudos individuais) para cada área temática. O programa inclui discussões sobre questões prático-teóricas e busca contribuir para o aperfeiçoamento da autonomia do professor em sala de aula.

 

Pró – Letramento

O Programa é realizado pelo MEC, em parceria com universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada e com adesão dos estados e municípios. O Pró-Letramento - Mobilização pela Qualidade da Educação - é um programa de formação continuada de professores, para melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

Podem participar todos os professores que estão em exercício, nas séries iniciais do Ensino Fundamental das escolas públicas. Os cursos de formação continuada oferecidos pelo programa têm duração de 120 horas com encontros presenciais e atividades individuais.
 

Escola em Ação

Apoiar a inserção social, educacional e produtiva de crianças, adolescentes e jovens, reduzindo, assim, os índices de violência e exclusão. Este é o objetivo do Projeto Escola em Ação.

O projeto está organizado em quatro eixos:

- Oficinas de Arte-Educação, Esportes, Lazer e Cidadania, desenvolvidas nos finais de semana, com voluntários comunitários e corporativos;

- Programa de Qualificação Profissional, realizado durante a semana, nos horários noturnos, interligado à demanda do mercado local;

- Programa de Inserção Digital “Caia na Rede”;

- Programa de Voluntariado da Odebrecht Óleo & Gás, implementado para dar suporte à participação dos integrantes no projeto.

Até o momento, o Projeto já envolveu 5.285 pessoas da comunidade escolar e de entorno, 27 voluntários empresariais, 33 voluntários da comunidade e 293 jovens foram qualificados nos cursos de qualificação profissional.

Estreitando ainda mais a parceria entre o primeiro, segundo e terceiro setor, o Instituto Crescer vem a colaborar na gestão do projeto, contribuindo para que ele seja implementado nas escolas de Lagomar, Engenho da Praia, Botafogo e Malvinas. Até o final de 2009, teremos mais quatro escolas beneficiadas pelo Projeto.

Busca

Destaque