Secretaria Municipal Adjunta de Ciência e Tecnologia

O Projeto de Lei 07/2016, que trata da Reforma Administrativa da Prefeitura, extinguiu a autarquia Instituto Macaé de Ciência e Tecnologia (IMCT), que se tornou secretaria adjunta à Secretaria de Educação. O objetivo da readequação da estrutura administrativa foi o enxugamento da máquina pública para contenção de despesas, de forma a alinhar o município ao cenário macroeconômico.

A sede da Secretaria Municipal Adjunta de Ciência e Tecnologia (SeaC&T) está localizada na rua Alcides da Conceição, 159, bairro Novo Cavaleiros, próxima à Cidade Universitária, Granja dos Cavaleiros. O prédio abriga laboratórios da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sendo um de Gestão Integrada ao órgão da Prefeitura de Macaé. Outros quatro de Gestão Integrada entre UFRJ e SeaC&T estão instalados no polo universitário. Os laboratórios atendem a diversos cursos do Campus Macaé, especialmente Biomedicina, Farmácia, Engenharia e Matemática.

A colaboração recíproca entre o município e a universidade inclui ainda a atuação de técnicos especializados da prefeitura nos laboratórios do polo universitário, tanto para fins de pesquisas, quanto para ensino. Na sede da SeaC&T estão as instalações do Programa de Pós-graduação em Produtos Bioativos e Biociências da UFRJ/Macaé, com curso de Mestrado e Doutorado, laboratórios, além das salas administrativas do curso.

Desde a Reforma Administrativa anterior (Lei 4105, de 9 de junho de 2015), o Instituto Macaé de Ciência e Tecnologia (IMCT), obteve as atribuições de órgão do governo municipal responsável pela elaboração, ordenação e desenvolvimento das políticas de ciência e tecnologia da cidade, quando passou de Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT) para IMCT. Estas atribuições são agora da nova Secretaria Adjunta. As políticas públicas desenvolvidas baseiam-se em três pilares. O primeiro deles é o da consolidação da inter-relação entre o poder público, as universidades e o setor produtivo, visando tornar Macaé uma cidade capaz de produzir conhecimento, inovação e tecnologia. Os laboratórios Integrados SeaC&T/UFRJ campus Macaé, foram um dos principais resultados deste esforço.

O segundo pilar da Ciência e da Tecnologia do município é o desenvolvimento de políticas de popularização da ciência, que objetivam aproximá-la da sociedade. Neste item destacam-se as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e os projetos ‘Feira de Ciência das Escolas Públicas de Ensino Médio de Macaé’ e ‘Selo Escola Amiga da Ciência’. A meta é a realização deste objetivo por meio de uma rede de colaboração entre as secretarias adjuntas que compõe a Educação: Básica, Superior e Profissionalizante.

O terceiro pilar são as políticas de fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico, que levaram à criação da Incubadora de Empreendimentos Tecnológicos de Macaé que é também um trabalho realizado na sede da Secretaria Adjunta de Ciência e Tecnologia. A estratégia é o desenvolvimento de inovação e alternativas econômicas para o município, visando trabalho, renda e desenvolvimento econômico e social.