Aluna do CAp é aprovada para curso em universidade americana

13/06/2019 15:03:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Divulgação

Eduarda Raposo, 16 anos, foi aprovada para um Curso de Verão na Universidade de Yale

O Colégio de Aplicação (CAp), da Prefeitura de Macaé, acaba de obter outro resultado de sucesso internacional: a aluna do terceiro ano Eduarda Raposo, 16 anos, foi aprovada para o Yale Young Global Scholars (YYGS) – Curso de Verão na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, que oferece bolsas para estudantes do Ensino Médio de todo o mundo. Durante duas semanas ela estará reunida com estudantes de mais de 100 países discutindo e pensando soluções para o planeta no curso de Assuntos Internacionais e Globalização, que será ministrado na universidade americana, de 16 a 29 de junho.

Um dos requisitos para ser aceito no programa é ser fluente na língua inglesa porque todo o processo de seleção é feito em inglês. O YYGS é um programa de enriquecimento e liderança acadêmica com nove sessões interdisciplinares que formam uma comunidade global de aprendizagem. “Sempre fui apaixonada por Yale e achei uma ótima oportunidade, principalmente, porque passei para um curso que gosto e me identifico muito”, disse Eduarda que pretende fazer faculdade de Direito.

Ela contou que foi muito concorrida a participação com estudantes do mundo inteiro. “Tive de mandar três redações escritas em inglês sobre assuntos diversos e duas cartas de recomendação, além de responder diversas perguntas”, acrescentou. Ela viaja neste sábado (15). As cartas de recomendação foram feitas pelo professor de geografia do CAp, Eduardo Damas, e um antigo professor dela de inglês, Randy Carter.

“Mais uma vez o CAp vem mostrando que a Educação deve ultrapassar os limites da escola. Quando a gente vê uma aluna ou um aluno sendo protagonista da sua história, buscando novos caminhos de aprendizagem, de certa forma sendo grande empreendedor nessa área do conhecimento, só sente muito orgulho disso. E vê que o trabalho que é realizado, com toda a equipe de profissionais sempre muito envolvida com o Colégio de Aplicação, tem nos trazido grandes resultados nessa área, com alunos mostrando que o caminho do conhecimento é sempre o melhor para alcançar todos os sonhos e os desejos", destacou a diretora do CAp, Wanessa Leal.

Ela completou: “Quando a gente acredita no que faz o resultado é consequência daquilo que foi realizado. Estamos muito felizes com este caminho que a Eduarda buscou, por conta própria, e que a gente contribuiu um pouco com aquilo que sabe fazer que é a educação nas diversas formas. A nossa alegria e o nosso orgulho são imensos”.

A Universidade de Yale é considerada a 8ª melhor do mundo, no ranking mundial de universidades, e é a terceira mais antiga instituição de ensino superior dos Estados Unidos. O programa é oferecido a estudantes brasileiros por meio de parceria com a Fundação Estudar.