Alunos da rede ficam em terceiro lugar em feira estadual

12/12/2017 16:56:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

Estudantes apresentam trabalhos na Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro

Os alunos das unidades escolares Maria Letícia dos Santos Carvalho, Olga Benário e Maria Isabel apresentaram trabalhos na XI Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI), realizada em novembro, no Rio.

Os alunos Cauã Peixoto de Lima Gonçalves, Kevin Oliveira e Pedro Miglian Monteiro da Luz, do Colégio Municipal Professora Maria Letícia dos Santos Carvalho, conquistaram o terceiro lugar na categoria Ciências no Ensino Fundamental – sexto e sétimo ano. Eles apresentaram trabalho com o tema "Medindo e regulando o pH do solo", do projeto Pomar Maria Letícia, que possui o professor orientador Rodolfo Fernandes da Cunha Rodrigues.

Esses trabalhos foram escolhidos para a participação na FECTI em 20 setembro, durante a IV Feira das Ciências de Macaé (Fecimac), realizada na Cidade Universitária.

Durante o evento, os estudantes expuseram seus trabalhos ao público e uma comissão fez a avaliação. Ao final, alunos e professores receberam certificado de participação. Os vencedores em cada categoria foram premiados com medalhas para estudantes e professores, além de um troféu para a escola onde foi desenvolvido o projeto melhor colocado em cada categoria.

Os alunos autores dos trabalhos premiados, que estiverem cursando o Ensino Médio ou Técnico até o final de 2018, irão concorrer a 15 bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq, Ciência Jovem. Três projetos serão indicados para participar da Ciência Jovem 2018, organizada pelo Espaço da Ciência de Olinda (PE). Três projetos serão indicados para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) de 2018, organizada pela USP na cidade de São Paulo. Três projetos serão indicados para participar da Mostratec de 2018, em Novo Hamburgo/RS.

De acordo com o secretario de Educação, Guto Garcia, a participação dos alunos na FECTI é uma grande experiência e motivação para toda a rede. A superintendente de Educação Integrada, Andrea Martins, detalhou que cada escola poderia inscrever um trabalho, sendo ele desenvolvido individualmente ou em grupo até de três alunos. "Os trabalhos inscritos foram avaliados pela Comissão Científica, composta por professores e pesquisadores ligados a instituições de ensino e pesquisa e museus de ciência e os selecionados para a mostra final serão publicados nos Anais da XI FECTI por meio digital", explicou a superintendente de Educação Integrada.