Alunos ganham medalhas e se preparam para competições

22/09/2017 12:11:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Bruno Campos

Equipe está se preparando para o Campeonato Brasileiro Sub-16, em Fortaleza

O projeto de Atletismo do Ciep Municipal Maringá está despontando talentos e conquistando títulos em competições consagradas no meio esportivo nacional. Depois das medalhas na semana passada, nos Jogos Escolares da Juventude, em Curitiba e nos Campeonatos Estaduais Sub 16, realizado no Rio de Janeiro, a equipe está se preparando para o Campeonato Brasileiro Sub 16, em Fortaleza. A competição vai acontecer entre os dias 28 de setembro a 1º de outubro. Os treinos acontecem na quadra do colégio, no Forte Marechal Hermes, no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo e na academia da Praça Washington Luiz.


Os jovens representantes de Macaé são: Solene Martins de Paula (lançamento de dardo e lançamento de disco); Siloé Barbosa (salto em distância e salto em altura) e Kauã Lemos (100 metros com barreiras e salto em distância). Outro jovem atleta será Brayan Alves Garcia, também apontado como favorito, vai participar das provas de pentatlo (100 metros com barreiras, salto em altura, arremesso do peso, salto em distância e 800 metros rasos).

Para contribuir com as viagens fora do estado, a equipe de atletismo está à frente de campanhas como vaquinhas online, rifas e almoços para arrecadar recursos. "A parceria com a iniciativa privada é essencial. Quem quiser contribuir com nossos atletas pode entrar na página do Facebook: Atletismo Macaé", lembra o professor de Educação Física, Hiller Franco.

VITÓRIA - O grupo de talentos do projeto do "Maringá" conta ainda com seis atletas que subiram ao pódio nos Campeonatos Estaduais Sub 16, realizado no Rio de Janeiro, nos últimos dias 9 e 10. Dos seis participantes, quatro faturaram "ouro". São eles: Siloé Barbosa, que ganhou medalha de ouro no salto em altura e prata no salto em distância, as irmãs Solene Martins e Suellen Martins de Paula, que ganharam a primeira e segunda colocação, respectivamente no lançamento do dardo; Brayan Alves Garcia, também ganhador do ouro no lançamento de dardo e bronze no pentatlo.

A lista de vitoriosos também se estende para os alunos Micaela Silva e Kauã Lemos. Micaela foi a primeira colocada no pentatlo e ganhadora do bronze nos 80 metros com barreiras e Kauã Lemos trouxe a medalha de bronze da prova de 100 metros com barreiras.

JOGOS DA JUVENTUDE - A participação na semana passada também se estendeu aos Jogos Escolares da Juventude na categoria 12 a 14 anos. A maior competição estudantil do Brasil, realizada em Curitiba, teve como medalhista de bronze, o aluno Kauã da Silva Lemos na competição de 100 metros com barreiras.

De acordo com o professor de Educação Física, Hiller Franco, a participação nos Jogos Escolares da Juventude é prova de dedicação e luta de toda comunidade escolar. "Estamos orgulhosos com o desempenho de todos. As classificações são frutos de muito empenho", lembra ao enumerar os alunos Bruna Menezes Barros, quarto lugar nos 80 metros com barreiras; Suellen Martins de Paula, 6º lugar no lançamento de dardo e Mikaela Silva, 9º colocada no pentatlo.

Mais provas - Já entre os dias de 16 a 22 de novembro, os vencedores dos Jogos Estudantis do Rio de Janeiro, categoria 15 a 17 anos, estarão participando dos Jogos Escolares da Juventude. A programação é organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) que acontece em Brasília.

Os participantes são: Nathan Portugal, campeão na modalidade de octaclo (100 metros rasos, salto em distância, arremesso do peso, 400 metros rasos, 110 metros com barreiras, salto em altura, lançamento do dardo e 1 mil metros rasos) e medalha de bronze nos 110 metros com barreiras; Siloé Barbosa, medalha de ouro no salto em altura e bronze no salto em distância.

Outra presença esperada é de Solene Martins. A aluna de apenas 15 anos que faturou 1º lugar no lançamento do dardo, é reconhecida por ser vice-campeã no ranking nacional de atletismo (lançamento de dardo) na categoria sub-16 (13 a 15 anos) e a 6ª posição no sub-18 (15 a 17 anos).

Solene também acumula os títulos de campeã estadual dos Jogos Escolares no Rio de Janeiro e medalha de bronze na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude nos anos de 2015 e 2016. A terceira colocação torna a jovem de 15 anos uma das competidoras mais importantes do Brasil.