Alunos recebem certificação Educação de Jovens e Adultos Digital

06/12/2017 14:49:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Maurício Porão/Arquivo Secom

Aulas fazem parte do Plano Municipal de Educação

Cerca de 150 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de cinco escolas - Ancyra Pimentel, Botafogo, Elza Ibrahim, Pedro Adami e Polivalente - recebem até o dia 20 de dezembro a Certificação do EJA Digital. Foram oferecidos cursos de alfabetização tecnológica para alunos do EJA desde o mês de agosto de 2017.

Nesta quarta-feira (6), os alunos do Elza Ibrahim recebem suas certificações de conclusão do semestre. A programação foi ministrada no contraturno nos turnos da manhã, tarde e noite atendendo à determinação do Plano Municipal de Educação (PME), que visa garantir o acesso à alfabetização digital e destacar a elevação da taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais.

Os alunos puderam durante as aulas acessar e-mails, criar planilhas financeiras, currículo e manusear caixas eletrônicas. As aulas são ministradas nos laboratórios de informática das unidades escolares com apoio dos professores responsáveis pelo espaço.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a expectativa da inclusão do Curso Digital para alunos da EJA foi envolver os alunos que estudam no ciclo quatro da EJA diurna do sexto e sétimo ano do Ensino Fundamental e nos ciclos iniciais do período noturno para alunos de segundo e quinto ano. "O curso foi implantado no mês de agosto e estamos concluindo em dezembro com sucesso. Os espaços utilizados foram nossos laboratórios de informática dentro das unidades escolares", informou.

O curso é ministrado uma vez por semana com a supervisão do coordenador do Núcleo de Tecnologia Municipal Educacional (NTM), Alex Bogado, que insere os estudantes da Educação de Jovens e Adultos no uso e na compreensão dos recursos da tecnologia da informação.

Para o coordenador do NTM, Alex Bogado, as aulas permitiram que os alunos aprendessem recursos como planilhas, processadores de texto, apresentações em slides, comunicadores virtuais, redes sociais, ferramentas de edição de vídeos, músicas e outras funcionalidades presentes no universo digital. "Desenvolver a inclusão digital de alunos do EJA e potencializar as suas habilidades no uso da informática são ações fundamentais para prepará-los para o mercado de trabalho. Todas as funções do mundo do trabalho exigem em algum momento o conhecimento das Novas Tecnologias de Informações e Comunicação", disse Alex, ressaltando que com a EJA Digital, a Educação empodera os alunos no uso de recursos virtuais importantes para a sua qualificação como profissional.

A Educação para Jovens e Adultos é uma forma de ensino da rede pública no Brasil, com o objetivo de desenvolver o Ensino Fundamental e Médio com qualidade, para as pessoas que não possuem idade escolar e oportunidade. Os alunos do EJA são geralmente trabalhadores (as), empregados (as) e desempregados (as) que não tiveram acesso à cultura letrada.