Avançam obras do Bloco D da Cidade Universitária

11/10/2018 15:53:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Divulgação

Obra faz parte do projeto de expansão da Cidade Universitária

A Prefeitura de Macaé está concluindo a fase da superestrutura do bloco D, quarto anexo de aulas e setor administrativo que o município cederá para abrigar o Instituto de Ciências da Sociedade da Universidade Federal Fluminense (ICM/UFF-Macaé). Na atual etapa estão sendo concluídas as lajes superiores que fazem parte da superestrutura do prédio. Todo o investimento é da administração municipal e faz parte do projeto de expansão da Cidade Universitária, que consolida Macaé como a cidade do saber e do conhecimento.

A superestrutura, fase atual da obra do bloco D, significa a base do projeto, tudo que está sendo construído acima da linha do solo. O secretário adjunto municipal de Ensino Superior, Márcio Magini, explica que a obra marca o compromisso da prefeitura de oferecer a todos educação de qualidade integrada e gratuita – do pré-escolar ao ensino superior –, e tem fortalecido a parceria no modelo de interiorização do ensino, pesquisa e extensão.

"A expansão da cidade universitária é a percepção da importância do ensino superior no município. Macaé de forma definitiva se torna uma cidade universitária e com isso consolida-se em nível nacional na área pela oferta de cursos de nível superior em graduação e pós graduação, assim como pela diversidade dos alunos que se tornam novos munícipes contribuindo ainda mais com o desenvolvimento econômico da cidade", destacou o secretário.

A construção do bloco D segue o cronograma previsto para entrega até o segundo semestre de 2019 e está sendo feito no padrão dos demais: Bloco A, da Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), municipal, compartilhado com a UFF, e B e C cedidos à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Serão 4.500 metros quadrados de área construída, com três pavimentos, funcionando, no térreo, a secretaria, salas da direção e de professores, biblioteca, diretório acadêmico e auditório com capacidade para até 200 pessoas, copa e sanitários. Os pavimentos um e dois terão 15 salas de aula cada, constituindo, ao todo, mais de 40 espaços para a população acadêmica.

Atualmente, o ICM/UFF Macaé também utiliza algumas salas em parceria com a UFRJ. A universidade tem, aproximadamente 1,3 mil alunos, 45 professores, além de servidores técnico-administrativos, e oferece três cursos de graduação: Direito, Administração e Ciências Contábeis.

A Cidade Universitária é referência em educação superior na região e no país por abrigar, no mesmo espaço e, gratuitamente, diferentes instituições de ensino superior. Juntas, a FeMASS, a UFF e a UFRJ têm, aproximadamente, 5,5 mil alunos e oferecem 18 cursos de graduação e sete de pós-graduação. Está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros.