Biblioteca sobre rodas ficará na cidade universitária

22/02/2018 12:18:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Rui Porto Filho

Biblioteca permanecerá durante todo o ano no local

A Biblioteca sobre Rodas estará aberta para visitação, na Cidade Universitária, durante todo ano letivo de 2018. A ação da Secretaria Municipal de Educação visa democratizar as visitações para toda população. Os interessados devem entrar em contato para agendamento da visita através do email educ.integral@macae.rj.gov.br, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. A biblioteca conta com cerca de 1.500 livros de literatura infantil e infanto-juvenil que tem como objetivo incentivar a prática da leitura.

Referência na rede municipal, o ônibus também conta com acessórios e fantoches, que fazem a alegria da garotada, tornando a leitura mais prazerosa. Dotado de títulos como clássicos da literatura, fábulas, quadrinhos, romances, ficção científica e da cultura africana e indígena para manuseio e leitura dos alunos,o espaço itinerante oferece a oportunidade dos alunos viajarem no universo da literatura.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a decisão de levar a Biblioteca sobre Rodas para o pátio da Cidade Universitária partiu da facilidade de locomoção e visitação de toda população macaense já que o campus universitário fica localizado em frete ao shopping e aos pontos de ônibus. "Queremos que toda população participe desse projeto e vivencie o que a Biblioteca sobre Rodas proporciona a todos que a visitam. Além da Biblioteca, os visitantes vão poder assistir e participar das apresentações com as Contadoras de Histórias da coordenação do Programa de Leitura da Educação", informou.

A criação do ônibus segue a concepção do escritor Mário de Andrade, que teve a iniciativa em 1936. Para isso, o ônibus volante atende estudantes de diversas faixas de idade e foi equipado com placas indicativas, prateleiras específicas, balcão para leitura, além de material didático específicos para contação de histórias e rodas de leitura. "Agora, a biblioteca ficará na Cidade Universitária e toda população macaense poderá conhecer o acervo e nosso projeto, por meio de agendamento", destaca a superintendente de Educação Integrada, Andrea Martins.

A contadora de história da Secretaria de Educação, Fabiana Salgado, explicou que elas vão continuar visitando as escolas e também estarão na Biblioteca sobre Rodas. "No momento que estamos contando histórias, fazemos um convite às crianças para sonhar, imaginar e entrar nesse mundo lúdico que a leitura nos traz", comentou Fabiana.

A equipe que atua na biblioteca volante visa incentivar os educadores quanto à prática da leitura. “Visamos levar o gosto pela leitura e ao mundo lúdico para todos os estudantes. Com a leitura de diversas obras, os educadores provocam nos alunos a reflexão, imaginação e integração. O incentivo à leitura e o desenvolvimento de talentos são propostas da Biblioteca sobre Rodas, que prioriza a magia da leitura", ressalta a coordenadora do Programa de Referência à Leitura, Gisele Souza.