Cadastro de novos usuários do Bolsa Família começa dia 19

15/06/2018 12:07:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin - Arquivo Secom

A seleção no programa é feita exclusivamente pelo Governo Federal

Será iniciado na terça-feira (19) o cadastro para novos usuários do Programa Bolsa Família. A força-tarefa, que tem o objetivo de atender candidatos a receber o benefício, começará no Assentamento Celso Daniel, das 9h às 16h. O local fica na rodovia Amaral Peixoto Km 198, nas proximidades da Escola Municipal Maria Cristina Castello Branco da Cruz (antiga São Sebastião dos Quarenta). A ação intersetorial contará com atuação das equipes das secretarias de Saúde, Educação (Bolsa Família e Serviço Social), e do programa Bolsa Família (Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade).

O cronograma seguirá na quinta-feira (28), das 9h às 16h, desta vez no Colégio Municipal Paulo Freire (Lagomar). O atendimento será para gestantes e novos beneficiários. A unidade funciona na avenida Dr. Sergio Vieira de Mello, 1536. A intenção é atender moradores das áreas da Ingazeira, trevo dos Quarenta e Cabiúnas.

Já na sexta-feira (29), a ação será no Colégio Municipal Botafogo, situado na rua Antônio Bechara Filho, 688. A unidade será polo de atendimento para familiares e estudantes das escolas municipais Fazenda Santa Maria, Generino Teotônio de Luna, Professora Maria Angélica Ribeiro Benjamin, Eraldo Mussi, Aroeira e Nosso Senhor dos Passos.

Na oportunidade, haverá palestras e orientações das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), Centros de Referência de Assistência Social (Cras), além dos representantes do Serviço Social e Bolsa Família da Secretaria de Educação. Entre as propostas da ação estão informar as famílias sobre o programa, identificar os que necessitam de atendimento na rede de proteção básica e aproximar a família da escola com a proposta de assegurar a permanência do estudante e regularizar a presença nas aulas até o fim deste segundo semestre letivo. É considerada infrequência a situação em que o aluno apresentar cinco faltas consecutivas ou 10 intercaladas.

Documentos - Para o cadastro no Bolsa Família é necessário apresentar documento de identidade, CPF, título de eleitor, certidão de nascimento, carteira de trabalho, comprovante de residência, declaração de escolaridade e telefone de contato. Os candidatos devem ter renda per capita de meio salário, ou até três salários mínimos de renda familiar. A seleção é feita exclusivamente pelo Governo Federal.