Campanha alerta sobre violência contra crianças e adolescentes

04/06/2020 09:50:00 - Jornalista: Equipe Educação

Foto: Divulgação

Com a suspensão temporária das aulas nas escolas municipais, em função do Covid-19, o Programa Saúde na Escola (PSE), uma parceria das Secretarias Municipais de Educação e Saúde, prossegue, neste mês de junho com as orientações repassadas na campanha "Maio Laranja", que alerta sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes. Na ação, foram repassadas aos diretores materiais que apresentam canais de comunicação de utilidade pública para orientações e denúncias. Além do Disque 100, outros contatos estão disponíveis para conscientizar a população a agir diante de situações de risco, que envolvem os mais vulneráveis.

São repassados também contatos como 180 (violência psicológica, física ou sexual) e da Polícia Militar (190). O material é elaborado pelo GTI-E Programa Saúde na Escola, Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente-RJ e Unicef (Fundo das Nações Unidas para Infância).

Ministrado em 18 escolas municipais, o PSE visa contribuir com a qualidade de vida dos estudantes atendidos. A finalidade da iniciativa do Governo Federal é levar ações de combate a doenças, como as transmitidas pelo Aedes aegypti; promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável; promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas; avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor; verificação da situação vacinal; e estímulo à cultura de paz e cidadania.


Fotos Relacionadas