Capacitação de servidores retoma às atividades

22/02/2018 16:51:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Divulgação

Curso é realizado na Cidade Universitária

O Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento da prefeitura retomou as atividades, nesta quinta-feira (22), com o curso “Gestão de Patrimônio”, na Cidade Universitária, destinado a servidores de várias secretarias municipais. A reabertura das aulas aconteceu no auditório Claudio Ulpiano, das 8h às 17h.

A retomada do curso foi com o professor Meynardo Rocha, que ministra a disciplina “Metodologia da Pesquisa e Produção Científica”. A meta é uma dimensão científica que traz relação com o município e que todo o aprendizado seja revertido em melhorias no atendimento às demandas da população.

O professor explicou que, para isto, é necessário que o servidor aluno compreenda os conceitos básicos sobre o tema apresentado de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que dão credibilidade aos trabalhos acadêmicos.

- No encerramento do curso, os concluintes terão de apresentar um artigo científico e esta disciplina, que tem um total de 45 horas/aula, é fundamental para despertar o interesse pela pesquisa. E também estimular o raciocínio e a leitura crítica da realidade para a produção científica que deve propor a solução de problemas visando a melhoria da gestão com base na realidade do município -, orientou o professor aos alunos presentes neste primeiro dia letivo de 2018 do programa.

Já o servidor Edie Lameu, da Secretaria de Cultura, disse que achou o curso importante para o trabalho que vem desenvolvendo enquanto servidor público. "Para mim, todo servidor envolvido em gestão pública, em qualquer nível de hierarquia, deveria capacitar-se em cursos como este. Nossa visão fica ampliada sem perdermos o foco onde é necessário. Este curso tem sido uma fonte maravilhosa de estudos para renovarmos o conhecimento e aplicarmos na prática".

Maria Thereza Cunha, servidora do Pré-Vestibular Social, concorda: "Muito bom este momento de aprendizado dinâmico abrangendo assuntos tão importantes que podemos usar tanto no trabalho quanto em casa e nas relações do cotidiano sempre com o foco de alcançarmos novas metas", avaliou ela que não perde uma aula.

Conheça o programa

Organizado pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da Secretaria Adjunta de Ensino Superior, em parceria com a Secretaria Adjunta de Patrimônio Público, o programa visa trabalhar a autoestima do funcionário municipal integrando-o na gestão publica na forma de capacitação. E, assim, melhorar a percepção dos caminhos administrativos, das ações humanas e da funcionalidade na prestação de serviços à população. Esta nova etapa do Programa de Capacitação foi iniciada em março do ano passado.

No total são oferecidos oito módulos: Convênios na Administração Pública; Prática Orçamentária e Gestão Pública; Mapeamento e Modelagem de Processos; Fundamentos de Gerenciamento de Projetos; Elaboração de Projeto Básico e Termo de Referência; Humanização das Relações de Trabalho; Gestão de Patrimônio; e Gestão de Tecnologia da Informação. Todos, juntos, permitem a formação completa dos servidores perfazendo uma carga horária total de 360 horas.

A Cidade Universitária está localizada à rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.