Caravana do Trabalho começa em Macaé

13/12/2018 18:14:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin

Cerca de 300 alunos participam do programa itinerante de qualificação profissional e social

Foi iniciada nesta quinta-feira (13) a Caravana do Trabalho em Macaé. Cerca de 300 alunos participam até o mês de fevereiro de 2019 do programa itinerante de qualificação profissional e social. São oferecidos cursos de Assistente Administrativo, Turismo e Hotelaria, Recepção do Cliente e Telemarketing. Os participantes receberam material didático e uniforme gratuitos. O objetivo da iniciativa Ministério do Trabalho é expandir a capacitação nas áreas de difícil acesso, utilizando modos alternativos de qualificação.

As aulas estão sendo realizadas nos turnos da manhã, tarde e noite nos polos da sede do Cetep-Centro, Cetep unidade-Barra, além dos colégios municipais Raul Veiga (Glicério), Botafogo e a Escola Municipal Paulo Freire (Lagomar). O município é o único da região a receber a iniciativa voltada para capacitação rápida. O primeiro módulo segue até o dia 21 (sexta-feira).

A programação retorna nas duas últimas semanas de janeiro com o segundo módulo. Já as aulas técnicas e específicas vão acontecer em fevereiro, término da Caravana. Para melhor atender os alunos, 14 professores da região receberam capacitação nesta quarta-feira (12), no Cetep-Centro. Eles vão lecionar as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Trabalho e Cidadania. Ao final dos cursos, os participantes receberão certificados pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Os cursos oferecidos foram sucesso de cadastro, despertando o interesse de pessoas de várias perfis. Entre eles está Matheus Mendes Machado, de 18 anos e Daniela Pereira, 20 anos. O jovem que está desempregado, resolveu se inscrever no curso de Atendimento ao Cliente. "Tenho planos, conseguir emprego e cursar uma graduação. Quero conseguir uma vaga no mercado de trabalho. E sei que esse curso poderá me ajudar", observa. Já Daniela, que atua como autônoma confessou que a qualificação é importante. "Quero melhorar meu curriculum. Não pensei duas vezes em me inscrever na Caravana", ressalta.

Os módulos também foram aprovados por quem que já têm experiência profissional. Elaine Fernandes Silva, 43 anos, é uma delas. Desempregada, ela que já atuou em comércio, elogiou a oferta dos cursos. "Tanto o curso de Atendimento ao Cliente, quanto o de Assistente Administrativo, poderão me ajudar. Me inscrevi e estou feliz com a oportunidade", comenta. Já Andrea Souza, que têm experiência como assistente administrativo lembra que a Caravana do Trabalho é uma chance para se atualizar. "Temos que enriquecer o conhecimento e aprender mais. Estou satisfeita com a programação", observa.

Satisfeita com a repercussão do curso, a secretária Adjunta de Qualificação Profissional e Médio, Leandra Lopes, explica que, além das aulas nos polos, a Caravana do Trabalho vai trazer para Macaé uma carreta destinada para cursos, em data que está sendo definida. "Através de parcerias como a da UNIRIO, estamos conseguindo possibilitar a formação rápida para quem desejam ingressar e retornar ao mercado de trabalho, com vistas a um 2019, promissor", afirma Leandra.

O projeto do Ministério do Trabalho é realizado através da parceria com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e a Prefeitura de Macaé, por meio do Centro de Qualificação Profissional e Tecnológica (Cetep).

Endereços dos polos:

Colégio Municipal Botafogo - Rua Antônio Bichara Filho,668 - Botafogo

Escola Municipal Paulo Freire - Avenida Doutor Sérgio Vieira de Melo,snº, Lagomar

Colégio Municipal Raul Veiga - Rua Lauro Gonçalves Pacheco, s nº- Glicério

Cetep- Centro - Rua Alfredo Backer,363, Centro

Cetep- unidade Barra - Rua Hildebrando Alves Barbosa, 298, Barra, em frente ao Ciep Leonel Brizola, próximo ao Batalhão.


Fotos Relacionadas