Casa do Estudante consolida parceria para formação acadêmica

13/12/2018 18:26:00 - Jornalista: Assessoria Gabinete do Prefeito

Foto: João Barreto e Assessoria Gabinete

Dr. Aluizio e representes das instituições de ensino superior reiteraram o compromisso na manutenção do espaço

Ao priorizar o ensino como ferramenta de transformação de vida, a Prefeitura de Macaé, junto à UFF, UFRJ, FeMASS e IFF consolidaram, nesta quinta-feira (13), parceria para manter a Casa do Estudante como unidade complementar da formação acadêmica de 48 universitários selecionados através de processo promovido pela Secretaria Municipal de Educação.

Ao lado do prefeito Dr. Aluizio, os representes das quatro instituições de ensino superior que integram a Cidade Universitária reiteraram o compromisso de manter o espaço, com o acolhimento necessário e digno para os estudantes. “O projeto é espetacular. Aqui é uma grande república, onde cada um é responsável por aquilo que faz. E o poder público tem que ser, no mínimo, atencioso, oportunizar para que essas pessoas possam caminhar. Um local adequado que tem por objetivo melhorar a qualidade estudantil”, disse o prefeito.

O secretário adjunto de Ensino Superior, da Secretaria de Educação, Márcio Magini, destacou a importância da relação firmada entre a prefeitura e as instituições, como um capítulo novo na história da formação acadêmica de Macaé. “Pela primeira vez hoje reunimos as quatro instituições e a prefeitura para consolidar uma parceria que já está fazendo a diferença na vida de 48 estudantes. Deste espaço, e unidos, garantimos o apoio necessário para que a formação desses alunos seja a melhor possível. E, sem sombra de dúvidas, o futuro da cidade está nesta relação entre o governo e as instituições de ensino superior”, disse Magini.

Aberta em outubro deste ano, a Casa do Estudante, que ocupa o antigo Hotel Colonial na Avenida Elias Agostinho, na Imbetiba, acolhe sete universitários da FeMASS (Faculdade Municipal), nove estudantes da UFF (Universidade Federal Fluminense), 11 estudantes do IFF (Instituto Federal Fluminense) e 21 estudantes da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Mérito - Durante o encontro, o pró-reitor de assuntos estudantis da UFF, Leonardo Vargas, entregou ao prefeito Dr. Aluizio uma placa que destaca a parceria entre a instituição e a prefeitura. “Através desta relação com o poder público nós conseguimos manter um ensino de qualidade, formando profissionais que farão a diferença nas cidades onde vivem”, disse Vargas.

De acordo com Dr. Aluizio, Macaé vive um momento de reflexão e de reinvenção em áreas sensíveis à atual realidade da população. “Estamos em um processo de mudança. As pessoas precisam de casa, de emprego e de estudo. Por isso, trabalhamos para que o governo possa contribuir com uma realidade melhor, através da Casa do Estudante, e também do Bolsa Escola, onde um aluno poderá levar para a sua família uma bolsa de R$ 600, que será fruto do seu esforço de buscar, através da educação, uma vida melhor”, disse o prefeito.

Casa do Estudante - Há pouco mais de dois meses a vida de 48 jovens mudou. A casa do estudante recebe jovens do Piauí, Sergipe, Goiânia e até mesmo Curitiba, como no caso da Natália Medeiros (21), aluna do quinto período de Engenharia de Controle de Automação do Instituto Federal Fluminense (IFF). "A Casa do Estudante veio na hora certa. Quando o auxílio moradia, que era fornecido pelo Governo Federal, foi cortado, eu me vi abandonando os estudos e voltando para Curitiba, para casa da minha mãe. Agradeço muito a prefeitura pela oportunidade de me manter firme nos estudos. Eu não quero mais sair de Macaé. Quero terminar os estudos e formar carreira nessa cidade que me recebeu de maneira tão acolhedora", disse Natália.

Já para Matheus Viana (19), aluno do quinto período de Administração da Universidade Federal Fluminense (UFF), a casa do estudante, além de oferecer moradia, proporciona um intercâmbio de conhecimento. "Na Casa do Estudante nós temos a oportunidade de interagir com outros estudantes. Surgem ideias, projetos. No momento, por exemplo, nós aderimos a iniciativa da prefeitura com as instituições que visa promover a monitoria gratuita para jovens da rede municipal. São trocas de conhecimentos que vamos levar para nossa vida acadêmica", destacou Matheus, morador de Cabo Frio.

Gabriela Quintinho (22), aluna do sexto período de nutrição na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é de Itaguaí e confessa que, se não fosse a Casa do Estudante, ela não poderia concluir seus estudos. "Eu não tenho condições de pagar moradia. Vim de uma cidade que não tinha muitas oportunidades. Agora já estou tendo a chance de ver um futuro promissor pois, além de fazer uma graduação e me especializar, desejo morar e iniciar minha carreira profissional na cidade que me abriga com tanto carinho e dignidade. Quero permanecer nessa cidade incrível", concluiu Gabriela.


Fotos Relacionadas