Casa do Idoso recebe atendimento de alunos do Cetep

14/12/2017 14:19:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto

Alunos do curso de Cuidador de Idosos fazem aulas práticas

A troca de experiências na Casa do Idoso faz a diferença no cotidiano dos 30 participantes do curso gratuito de Cuidador de Idosos, que é desenvolvido pela Secretaria Adjunta de Qualificação Básica. Os futuros profissionais estão fazendo parte de vivências práticas, que possibilitam um olhar humanizado e propiciam saberes específicos à teoria que norteia o curso. Além deste curso, os integrantes do módulo de beleza ligado à corte e cabelo e manicure também visitam o espaço uma vez ao mês.

Até o final deste mês, eles vão integrar as atividades do dia a dia dos 57 idosos atendidos. Eles acompanham ações como atendimento de fisioterapia, banho de sol e oferecimento de refeições como café da manhã, lanche, almoço, café da tarde e jantar. O grupo, que se destaca pelo brilho no olhar e atenção, conta com alunos como Krystal Lopes da Silva, Jéssica da Silva Euzébio e Glícia Virla Teixeira.

Durante as visitas técnicas, a maior parte dos idosos aproveita para compartilhar a história de vida. José de Castro, de 69 anos é um deles. "Sou de São Pedro da Aldeia. Tenho alguns primos que ainda vivem lá. Não tive filhos e não sou mais casado. Fui um ótimo pescador, gostava muito de namorar, mas hoje sosseguei e estou aqui com muitos amigos. A atenção das alunas do curso é maravilhosa. Estou gostando muito desta aproximação. É muito bom receber o carinho de todos", destaca.

A visitação dos alunos do curso de Cuidador de Idosos é elogiada pelos idosos atendidos no espaço. Entre eles estão Eurides Monteiro e Silvia Valadares. Elas admitem que gostaram de ver o interesse dos futuros cuidadores. "Fico feliz em ver uma geração interessada em cuidar dos idosos", contam.

Experiência positiva

Durante as visitas técnicas à Casa do Idoso, as jovens explicam que a aula prática será essencial para o futuro profissional. "Tivemos as aulas teóricas, mas as atividades práticas com certeza vão contribuir com o nosso dia a dia quando ingressarmos no mercado de trabalho", comenta Krystal Lopes. Atenta aos detalhes ela também comenta que optou pelo curso por gostar da área de saúde e principalmente do contato com idosos e crianças.

Já Glícia Virla observa que mesmo sendo formada no curso de Técnico em Enfermagem, o curso de Cuidador de Idosos é uma oportunidade ímpar. "Me encontrei nesta área e quero atuar como cuidadora. Para isso, a nossa experiência no asilo será essencial, pois teremos a chance de observar detalhes que só acontecem no dia a dia", comenta.

Ao trocar conversa com os profissionais e alguns atendidos, Jéssica da Silva, pontua que mesmo tendo passado por esta experiência anteriormente, a vivência na Casa do Idoso é diferente. "O que vamos aprender aqui com certeza vamos levar para toda nossa vida', pontua.

Para a coordenadora de Enfermagem da Casa do Idoso, Lucilene Mendes, o recebimento de estudantes de cursos de idosos é importante para a instituição. "A ideia é que realmente eles entendam o valor do idoso. Que é importante zelar pela saúde e tratamento e principalmente respeitá-los. A convivência mais próxima com os idosos é fundamental para levantar a autoestima. Quando os idosos saem do seu convívio familiar e vêm para a instituição, eles sentem falta do lar. A atenção é essencial", comenta.

Sobre o curso

A vivência é uma das ações principais do curso de Cuidador de Idoso, que tem como objetivo possibilitar uma introdução aos conhecimentos básicos sobre o envelhecimento; promover reflexões sobre aspectos legais e bio-psico-sociais de idosos. O módulo ministrado pela professora Geruza Salles Rodrigues, também tem como proposta promover boas relações entre o cuidador e os idosos.

Satisfeita com os resultados obtidos durante o curso, a secretária Adjunta de Qualificação Profissional, Leandra Lopes, pontua que as aulas práticas são primordiais para ingressar no mercado de trabalho. "Esta vivência possibilita um maior conhecimento da profissão", comenta. Ela acrescenta que os estudantes dos cursos de Auxiliar de Saúde Bucal e ligados ao artesanato e beleza (corte de cabelo, barba e manicure) também passam por vivências práticas, consideradas primordiais pela equipe técnica responsável.

Casa do Idoso

Fundada em 1945, a Casa do Idoso funciona na rua Dr. Luiz Belegard, 540 - Imbetiba. A Casa está à frente da campanha Natal Solidário, que tem como proposta arrecadar 40 cadeiras de roda. Os interessados em fazer parte da campanha ou realizar outra doação podem ligar para o número (22) 2772-7442.

O perfil dos 57 idosos atendidos é de pessoas encaminhadas pelo Ministério Público, familiares ou assistidos no espaço por conta própria. A Casa do Idoso conta com atuação de uma equipe multidisciplinar formada por 14 cuidadores, que trabalham em sistema de plantão, além de enfermeira, assistente social e nutricionista.


Fotos Relacionadas