Centro de Idiomas: alunos concluem curso de espanhol

10/07/2018 17:33:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Divulgação

Novas vagas serão abertas para inglês e espanhol nos dias 26 e 27 de julho

Atualizado em 11/07/2018 - 12h55

O Centro Municipal de Idiomas (CMI), da prefeitura, cumpre mais uma etapa da sua história com a conclusão do curso de espanhol por oito alunos, com confraternização, nesta terça-feira (10), às 18h, no encerramento do primeiro semestre letivo. São formandos que já utilizam, na prática, o conhecimento de uma das línguas mais faladas no mundo, atrás do Inglês, outro curso também oferecido, gratuitamente, pelo CMI.

Programa desenvolvido pela equipe da Superintendência Acadêmica, da Secretaria Adjunta de Ensino Superior, vinculada à Secretaria Municipal de Educação, o CMI sabe que a escolha de uma língua estrangeira abre continentes para o estudante e faz toda a diferença na hora de se colocar no mercado de trabalho. Foi pensando nisto que a manicure Edilane Teixeira Araújo, 40 anos, uma das formandas desta turma, decidiu que mudaria o seu futuro com o Espanhol, língua que sempre gostou.

- A escolha do CMI foi de suma importância na minha vida. Em março viajei para dar um curso às mulheres na Guatemala, dentro de um projeto missionário da Igreja Batista, e tive a oportunidade de chegar mostrando meus conhecimentos da língua falada no país, o que facilitou o resultado da nossa missão. O CMI foi um presente na minha vida e espero que os jovens de hoje aproveitem esta oportunidade -, destacou.

O colega Milton Madeira, técnico em Anatomia, também falou do conhecimento adquirido a partir do curso no Centro de Idiomas:

- Hoje tenho segurança para conversar em Espanhol com pessoas de qualquer continente onde eu for que falem a língua. O CMI tem equipe excelente de profissionais, de nível bem alto, e é um incentivo para a qualificação profissional -, disse ele que é neto de espanhóis.

O secretário de Ensino Superior, Márcio Magini, destaca a importância do CMI para a sociedade.

- A meta do Centro de Idiomas é proporcionar o aprendizado da línguas para jovens que não terão a oportunidade de fazer um curso em uma escola privada. Com isso o CMI abre oportunidades no mercado de trabalho para esses jovens, assim como melhora o desempenho escolar deles. A história de sucesso do CMI faz dele um curso de referência, com metodologias pedagógicas inovadoras e cuidado com o aprendizado, um programa da prefeitura para a população, pioneiro e referência na região.

Não haverá solenidade de formatura nesta terça-feira porque o evento será realizado em conjunto com os formandos de Inglês, em data a ser marcada. Haverá somente a confraternização entre os formandos e a professora de Espanhol, Keli de Santana Louret. A confraternização será no Cetep onde as aulas acontecem.

Os formandos são:

Edilane Teixeira Araújo

Emanoel de Almeida de Jesus

Ester Ferreira da Silva

Lana Cristina Conti

Larissa Santos da Silva

Milton Sérgio Santos Madeira

Vera Lúcia do Nascimento

Zenilca Barreiros de Souza

Matrículas abertas

O CMI está oferecendo 130 vagas a alunos da rede municipal de ensino, de 12 a 18 anos, sendo 100 para o curso de Inglês e 30 para Espanhol. Os interessados devem fazer a matrícula nos dias 26 e 27 de julho (quinta e sexta-feira), das 8h30 às 12h e das 13h às 16h, na Secretaria Acadêmica da Secretaria Adjunta Municipal de Ensino Superior, no terceiro andar, do prédio administrativo, na Cidade Universitária. O início das aulas do segundo semestre será dia 30 de julho.

As matrículas devem ser feitas pelos responsáveis munidos de uma foto 3x4 do aluno, declaração da escola em que está matriculado, cópia da Carteira de Identidade ou da Certidão de Nascimento e comprovante de residência.

Renovação

Os alunos que já estudam no CMI precisam fazer a renovação da matrícula, que será de 16 a 20 deste mês, também na Secretaria Acadêmica, na Cidade Universitária. A Isenção de material deve ser solicitada no ato da renovação, assim como a devolução dos livros emprestados. Os documentos da isenção deverão ser entregues até dia 30 de julho para análise e o resultado será no dia 6 de agosto. Quem está com a matrícula trancada poderá solicitar o destrancamento de 21 de julho a 3 de agosto.

Conheça o CMI

A prioridade é atender estudantes da rede pública, mas também contempla a população em geral. A parte administrativa funciona na Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Bairro Granja dos Cavaleiros, e as aulas acontecem no Cetep, à Rua Alfredo Backer, 363, no Centro.

O CMI começou o ano com 90 novos alunos e, atualmente, são 250, em turmas com média de 30 alunos cada, nos turnos da manhã e tarde, de segunda a sexta-feira. O CMI funciona desde 2010 e, nesse período, já atendeu cerca de 2.500 alunos, com média de 300 por ano. O número de professores foi ampliado para atender mais estudantes da rede pública municipal de ensino, principalmente, do 6º ao 9º anos.