Cetep disponibiliza certificados para 3.200 alunos

04/09/2020 16:15:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Arquivo Secom

Para baixar o certificado basta acessar o link cetepmacae.rj.gov.br/v2.0/verificar_certificado.php?tipo=g

Os certificados dos 3.200 alunos que concluíram a primeira etapa dos cursos gratuitos e online ofertados pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), da Secretaria Municipal de Educação, estão disponíveis em formato digital no portal da Prefeitura de Macaé. A retirada é gratuita e, para ter acesso, o aluno deverá gerar o seu certificado no link http://cetepmacae.rj.gov.br/v2.0/verificar_certificado.php?tipo=g informando apenas o número do seu CPF.

O Cetep informa, no site, que os dados pessoais que constam no certificado foram informados pelo aluno no ato da matrícula do curso e, caso não estejam corretos, o aluno pode entrar em contato com a Secretaria Escolar do órgão pelo email ssecretaria@gmail.com.

Conforme o edital nº 002/2020, o aluno também poderá solicitar uma cópia física do certificado na Secretaria Escolar do Cetep, à Rua Alfredo Backer, 363, no Centro de Macaé, quando as atividades presenciais retornarem.

A Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional informa que se inscreveram na primeira etapa 4.440 alunos, em 24 turmas, e outros 37 cursos estão sendo ministrados, também de forma remota, com 4.560 novos alunos, totalizando, em apenas dois meses, 9 mil vagas gratuitas de cursos virtuais, conforme protocolo de isolamento social. A segunda etapa está prevista para encerrar em outubro próximo. A primeira encerrou na primeira quinzena de julho e vão receber o certificado aqueles que não têm nenhuma pendência de presença ou documentação.

Os cursos online são implementados em parceria do Cetep e o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM) que juntos receberam alunos da área central, bairros e região serrana do município conferindo-lhes oportunidade de conseguir uma vaga no mercado de trabalho.

Entre outros, os cursos mais procurados foram: Noções Básicas de Almoxarifado; NR 25 – Gerenciamento de Resíduos; Secretária de Consultório Médico; Marketing e as Redes Sociais como Ferramenta; Plano de Marketing; Word; Operador de Computador; Noções Básicas para Auxiliar de Creche; Panificação Artesanal – Faça e Venda; NR 9 – Programa de Prevenção de Riscos; e Noções Básicas para Recepcionista de Hotel, cujas vagas foram esgotadas em poucas horas após a abertura das inscrições.

O Cetep é vinculado à Secretaria Municipal Adjunta de Qualificação Profissional, da Secretaria de Educação e, além da unidade Centro, tem uma na Barra, próxima ao 32º Batalhão de Polícia Militar (BPM), onde também são realizados vários cursos gratuitos para a população como o de panificação e alimentos. Além do trabalho integrado com os órgãos municipais, o Cetep atua em parceria com a iniciativa privada que oferece estágio para os alunos e algumas empresas empregam os melhores no final do curso. Os cursos ofertados são rápidos, de curta duração, a fim de melhorar a renda familiar das pessoas.